sexta-feira, abril 27, 2018

Vacina contra a gripe é segura e evita casos graves e morte pela doença


Vacina contra a gripe é segura e evita casos graves e morte pela doença.


A campanha de imunização promovida pelo Ministério de Saúde começou no dia 23 de abril e vai até 1 de junho. Se você faz parte dos grupos listados, basta ir até a unidade de saúde mais próxima de casa para tomar a sua dose. Assim, você se resguarda e ainda diminui a probabilidade de repassar o vírus influenza, causador da gripe, para seus familiares e amigos.

A enfermeira Elizabete Firmino, Chefe do Setor Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, afirma que os grupos que estão aptos a receber o medicamento são:

* Crianças de 6 meses a 5 anos * Gestantes

* Mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias

* Pessoas com mais de 60 anos

* Profissionais da saúde

* Professores da rede pública e particular

* População indígena * Portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide * Indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia * Portadores de trissomias, como as síndromes de Down e de Klinefelter

* Pessoas privadas de liberdade * Adolescentes internados em instituições socioeducativas, como a Fundação Casa.

*Em Guaraniaçu a meta é vacinar 4612 pacientes e até o momento, segundo informou o secretário de Saúde, Wanderlei Portela, a procura está razoável, devendo se intensificar nos próximos dias.

Wanderlei lembra que para o remédio fazer efeito leva-se em média 15 dias, o que aconselha o secretário, as pessoas não deixarem para a última hora, pois o inverno deve ser rigoroso segundo previsão dos institutos meteorológicos, e, a pessoas estando vacinadas a tempo, aumentam sua imunidade não contraindo pelo menos os três tipos da doença que a vacina oferece a imunização.

A campanha terá seu “DIA D” agendado para o dia 12 de Maio, onde o público alvo interessado deve procurar o Centro Municipal de Saúde. Porém se aconselha a antecipação a esta data e ao prazo final da campanha, estipulado para o dia 01 de Junho.

As pessoas devem procurar as Unidades Básicas de Saúde mais próximas de sua casa para facilitar a aplicação da vacina nos horários que abrangem os períodos, das 08:00 horas às 11h30min e das 13:00 horas às 16:00 horas, finalizou o secretário.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul