segunda-feira, março 26, 2018

Assessor Especial de Assuntos fundiários, Hamilton Seriguelli, se reúne com o prefeito Ademir Fagundes


As pautas do encontro foram sobre a instalação de Escola Itinerante nos acampamentos e as possibilidades de geração de renda para as famílias do campo.

Em visita na manhã desta sexta-feira, 23, no gabinete do prefeito Ademir Fagundes (Gaúcho), o assessor especial de assuntos fundiários do Estado, Hamilton Seriguelli, acompanhado do coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Ênio Pasqualin, qual foram tratar sobre a instalação de uma Escola Itinerante nos acampamentos.

De acordo com Hamilton, a conversa com o prefeito foi bem produtiva, pois o mandatário já tinha solicitado ao governador Beto Richa sobre a instalação desta escola que irá atender as crianças e adolescentes que vivem nos acampamentos do Lambari, Herdeiros da Terra, Guajuvira e Ponte.

“Viemos aqui conversar com o prefeito solicitou ao governador para que trouxéssemos uma nova Escola Itinerante para o acampamento e viemos dar encaminhamento para esta situação. Até mesmo porque essa é uma preocupação da Secretaria de Estado da Educação e do chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, que anteriormente já conversaram com a Copel sobre a instalação de luz nesses locais e estruturar um espaço para o ensino”, explica Seriguelli.

No encontro foi sugerido ao prefeito Ademir Fagundes e ao coordenador Ênio Pasqualin para a criação de uma comissão dos acampados e assentados para que fosse até a Copel e encaminhasse esta situação. “O prefeito nos informou que esta em contato e há promessas do Governo Federal para construir escolas. Então eu acho que isso é importante este envolvimento dos acampados e assentados nesta situação”, salienta Hamilton.

Terra Viva

Outro assunto tratado no encontro foi sobre a instalação de uma extensão da Cooperativa Terra Viva no município e que há interesse do Governo do Estado e do Governo Municipal para que o mesmo auxilie no emprego e renda aos assentados e acampados. 

“Eu conversei recentemente com o presidente da Cooperativa Terra Viva, ele pediu que nós aguardássemos a eleição da nova diretoria que será no próximo dia 28 de março para depois nós resolvemos essa situação. Eles têm o interesse de vir para Rio Bonito do Iguaçu, o governador Beto Richa tem interesse que eles venham para o Paraná e o prefeito Ademir Fagundes também”, revela o assessor especial.

“Então isso seria um importante investimento deles na região e do BNDES também eu auxiliar na instalação, pois o banco tem interesse em financiar. É um processo que pode gerar mais de 230 empregos diretos, geraria R$ 25 milhões por mês de impostos, resultando 1,5 milhão de leite/dia para ser envasado. Isso seria importante para Rio Bonito e toda a região. Então eu quero dar parabéns porque conversei com o secretário de Agricultura, Noberto Ortigara, e nós fizemos junto com a Emater um levantamento que a região de Rio Bonito gera em torno de 6 a 7 milhões de litros de leite/dia.

Segundo o secretário Ortigara, se acredita que aqui em breve será a segunda maior bacia leiteira do sul do Brasil. Isso é importante, por isso estamos aqui buscando essa possibilidade e temos a certeza que, após resolver essa questão dos impasses da criação de novos assentamentos, com certeza a região será muito mais próspera”, acredita Seriguelli.

Novos assentamentos

Indagado sobre a criação de novos assentamentos no lugar dos acampamentos, Hamilton Seriguelli afirma que há uma pressão do Estado junto ao Governo Federal para que a situação seja resolvida logo.

“Nós estamos torcendo para isso e pressionando o Governo Federal; nosso governador e a vice-governadora insistindo para que em Brasília agilize esse processo fundiário e depois que resolver essa questão. O Estado entraria ajudando no restante como a educação, cultura, esporte e apoio para os meios produção. Então nós estamos pressionando o Incra para que se resolva isso. Aqui no Rio Bonito está uma negociação pelo menos verbalmente com a Araupel. Fora isso tem a questão judicial de Quedas do Iguaçu que deve ser resolvida. Vamos ver o que acontece no decorrer deste ano”, conclui Seriguelli.

Parceria do Governo do Estado, Prefeitura e MST

Segundo o coordenador do MST, Enio Pasqualin, a parceria já certa entre o Governo do Estado, Prefeitura e MST e não tem como voltar atrás.

“A preocupação deles e da nossa organização é a questão da educação. A situação das escolas são precárias. Nós estamos buscando alternativas para melhorar a qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes do campo. Acreditamos que, até o final de maio e ou início de junho, já esteja funcionando a Escola Itinerante. Já estamos providenciando as salas de aula para seu devido local e esperamos logo iniciar atividades aos alunos dos acampamentos”, disse Pasqualin.

Assessoria Comunicação RBI

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul