segunda-feira, janeiro 29, 2018

Pinhão:Prefeitura vai lançar Programa Municipal de Controle Ético de Animais.

A Prefeitura de Pinhão, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismos e Habitação, em parceria com a ACOMUP, vai lançar neste ano o Programa Municipal de Controle Ético de Animais. Inicialmente o programa vai atual no controle da natalidade de cães e tem por objetivo diminuir o número de animais abandonados nas ruas.

O formato das ações do programa foi definido em uma reunião no gabinete do prefeito Odir Gotardo, realizada na tarde quinta-feira, 25 de janeiro, que contou com a presença do senhor Ulisses Wischral e de sua esposa Cibele Wischral, os quais atuam em um projeto de acolhimento de animais abandonados.

A castração é um dos eixos do programa e será feita através de métodos cirúrgicos em fêmeas, para impedir que se reproduzam sem controle. “A cirurgia é feita com anestesia geral, ou seja, o animal não sente nenhuma dor”, diz a médica veterinária da Secretaria de Agricultura, Telma Almeida.

“Não existem estatísticas oficiais a respeito do assunto, pois contabilizar a população de animais desamparados configura tarefa bastante difícil. Eles costumam se concentrar em áreas de limpeza escassa e com abrigo, como terrenos baldios e construções, portanto o programa é muito bem-vindo”, comentou a protetora de animais, Cibele Wischral.

“Objetivo é conter o crescimento populacional canino e felino e estimular a conscientização da população quanto à guarda responsável, preconizando o bem estar e a prevenção de doenças transmitidas por animais”, disse Valter Israel, secretário de Meio Ambiente, Urbanismos e Habitação.

“Vai ser uma política publica inédita por parte da prefeitura e efetiva no controle populacional de cães e gatos, não apenas com medidas paliativas, mas com ações que realmente surtam efeito, pois esta situação incomoda a população há vários anos”, destacou o prefeito Odir Gotardo.

O investimento será de 50 mil reais e a previsão é atender e castrar cerca de 150 fêmeas no ano. A expectativa da administração municipal é de que o programa entre em funcionamento no mês de abril.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul