sexta-feira, setembro 01, 2017

Quando o ato de comprar vira compulsão (Coluna Semanal da Psicóloga Marian Martins)


Quando o ato de comprar vira compulsão

Para os indivíduos, consumir significa incorporar à própria realidade. E vamos começar refletindo no porque as pessoas consomem. Eu enxergo 5 principais motivos:

1) Por necessidade.

2) Para satisfazer uma vontade.

3) Para se satisfazer.

4) Para impressionar os outros.

5) Para a projeção do ser através do ter.

A forma mais conhecida de consumo é o comprar, mas podemos dizer que estamos consumindo também quando vemos, ouvimos e sentimos quaisquer tipos de informações e produtos que passam a fazer parte da nossa vida.

Consumir é bom, é importante e pode ser saudável. Tanto pode, quanto não pode, ou seja, depende! Muitas vezes o consumo é colocado como o vilão.

Determinados comportamentos se tonam compulsivos por ter uma vinculação ao alívio de ansiedade. Esses comportamentos compulsivos são mal adaptados e atrapalham a vida dos indivíduos.

Muitas pessoas denominam esse comportamento como consumismo, mas existem sim razões para que esse comportamento tenha se desenvolvido. Algumas características são marcantes dos comportamentos de repetição e automaticidade das ações. Outra característica importante tem relação com a questão da gratificação ou alívio da ansiedade. Os comportamentos compulsivos tendem a proporcionar alívio imediato e momentâneo da angústia.

A compra por necessidade faz parte de uma agenda positiva de consumo. Isso faz parte do nosso jogo e geralmente, quando restringimos as nossas compras apenas aquilo que necessitamos, minimizamos seriamente a chance de algum problema. Algumas vezes compramos para satisfazer uma vontade e este é o item da lista em que talvez você se surpreenda com a colocação: satisfazer uma vontade também tem tudo para ser qualificado como positiva quando existe um desejo, uma satisfação e condições financeiras para o ato.

As necessidades dos consumidores e a capacidade de satisfazer suas necessidades mudam de acordo com as influências. As necessidades psicológicas surgem de estados de tensão psicológicos, como necessidades de reconhecimento, valor ou integração. Enfim, para garantir um comportamento adequado é importante analisar todas as condições.

Marian Martins

Pscicóloga |CRP RS 07|10386 – CRR PR 08 IS|335 Fan Page: 
https://www.facebook.com/marian.martins3

WhatApp: (54) 99971 8840

Nenhum comentário:

É DESTAQUE !!

LINDA HISTÓRIA DE VIDA

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE