A secretaria municipal de Saúde através de do Programa Vigia-Sus, está proporcionando a entrega de novos uniformes aos colaboradores da Pasta. Neste primeiro momento foram investidos R$ 6.000,00 na aquisição de uniformes para os servidores que atuam em Vigilância Sanitária (controle de produtos e serviços de interesse à saúde); Vigilância Epidemiológica (análise da situação de saúde, controle de doenças transmissíveis e não-transmissíveis); Vigilância em Saúde Ambiental (água, lixo, dejetos, contaminantes químicos, vetores, zoonoses e animais peçonhentos); Vigilância em Saúde do Trabalhador e Promoção da Saúde estão sendo os beneficiados.
Na sequência deverão ser contratados mediante licitação a confecção de materiais (uniformes) para contemplar mais 145 servidores num investimento aproximado de R$ 20.000,00.
Segundo informou o secretário municipal de Saúde, Wanderlei Portela, o Kit Uniforme distribuído é composto de jaleco Longo Hospitalar Unisex; Camisa Social (M e F); Jaqueta (M e F); Jaleco Comprimento Médio Unisex; Bota Coturno em Couro; Chapéu com Protetor de Nuca e Calçado que atende a NR32.
Wanderlei adiantou ainda que a ação de uniformização deve contemplar todos os servidores do setor da Saúde, hoje com o quadro de 157 funcionários.
O VigiaSUS é um programa estadual que visa fortalecer e qualificar as ações de Vigilância em Saúde em todos os municípios do Paraná. Os recursos do programa podem ser utilizados pelas prefeituras nas áreas de combate à dengue e outras doenças, vacinação, investigação e controle de doenças transmissíveis, vigilância sanitária, vigilância ambiental, saúde do trabalhador e ações de promoção da saúde.
O VigiaSUS é estruturado em três componentes estratégicos:
· Incentivos financeiros aos municípios para investimentos em capital e custeio das ações de Vigilância em Saúde;
· Educação permanente voltada para os municípios e regionais de saúde com cursos de atualização e pós-graduação em Vigilância em Saúde;
· Estruturação dos serviços próprios de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde.
Por Assessoria de Comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário