segunda-feira, agosto 14, 2017

Virmond:Audiência Pública no ITCG leva regularização fundiária ao município

O Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná - ITCG realizou, na sexta-feira (11), uma Audiência Pública no município de Virmond, na região Centro Sul do Paraná para apresentar e prestar esclarecimentos sobre o PróRural - Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial - Cidadania e Renda no Campo que regulariza pequenas propriedades rurais localizadas em áreas particulares (usucapião) e que não possuem a titularidade da terra.

A Audiência representa o início desse processo de regularização na localidade que ainda não recebeu o Programa, sendo conduzida pelo diretor Presidente do ITCG, Amilcar Cabral, com a participação de autoridades, representantes das comunidades locais e possíveis beneficiários.

Atuação – O PróRural atua em oito Territórios da Cidadania – Integração Norte Pioneiro, Vale do Ivaí, Caminhos do Tibagi, Paraná Centro, Vale do Iguaçu, Centro Sul, Cantuquiriguaçu, onde está localizado Virmond, além do Vale do Ribeira. Nessas regiões existem 131 cidades. Além dos 34 municípios já atendidos pelo PróRural nos Territórios da Cidadania, contemplando 5.240 agricultores, essa Audiência de Virmond foi a quinta realizada entre maio e junho deste ano, para o inicio do processo de regularização de usucapião. As demais aconteceram em Prudentópolis, Palmital, Laranjal e Ribeirão Claro, estando previstas outras seis até o fim deste ano em Candói, Altamira do Paraná, Cândido de Abreu, São Mateus do Sul, Grandes Rios e Adrianópolis. Em cada uma dessas localidades serão beneficiadas até 200 famílias.

Para o prefeito Neimar Granoski, essa parceria entre o Poder Executivo, Secretaria da Agricultura, ITCG e demais órgãos envolvidos, é de grande importância porque “com certeza quem sai ganhando são as famílias de Virmond menos favorecidas, as pequenas propriedades que vão ter uma oportunidade de regularização fundiária”, finalizou.

Cobertura - O PróRural é do Governo do Estado, conta com recursos do BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento), tem execução da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento-SEAB, com a ação de regularização fundiária a cargo do ITCG. Trabalham em conjunto no Programa a Emater, o Ministério Público, Tribunal de Justiça e Prefeituras Municipais. O objetivo central do PróRural é aumentar a competitividade dos agricultores familiares de forma sustentável em nível ambiental, social e econômico. Com isso os custos da titulação, que seriam pagos pelos beneficiários, são 100% cobertos pelo Programa. Podem participar do Pró-Rural, produtores familiares que possuem até quatro módulos fiscais, o que equivale a 72 hectares.

O Secretário Municipal de Agricultura de Virmond, Vilson Antônio Buskevicz explica que a identificação das pessoas que precisam de documentação da terra é feita por meio do conjunto com a Emater. “Quando o produtor precisa fazer um cadastro para conseguir crédito rural de investimento ou custeio, ele tem que ter os documentos que comprovem o terreno rural e com esse diagnóstico já se sabe quais não possuem o documento da área, e muitas vezes ficam fora dos programas dos governos Estadual e Federal como a aquisição de casas rurais”, declarou.

Via Virmond

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul