terça-feira, agosto 22, 2017

Setor agropecuário agitado no mês de Agosto em Guaraniaçu


O mês de Agosto de 2017 tem sido um mês bastante agitado para o setor agropecuário no município de Guaraniaçu. Com o objetivo de estimular a participação e capacitação dos agricultores do município, foram promovidos diversos eventos locais e excursões para outros municípios.

No dia 11, foi promovido, a partir da parceria entre Prefeitura Municipal e EMATER, uma excursão para o “3º Inverno Gastonômico”, realizado em Laranjeiras do Sul, evento este, de promoção e valorização da cultura do território Cantuquiriguaçu. No evento, os agricultores tiveram acesso às exposições da Gastronomia e de Agroindústrias dos municípios do território, através da Feira de Sabores da Agroindústria, Arte e Artesanato, além do Seminário Estadual de Valorização de Produtos Artesanais e Circuitos Curtos de Comercialização da Agroindústria.

Em relação a Olericultura, no dia 17 foi realizada uma excursão, também em parceria Prefeitura Municipal e EMATER, ao município de Dois Vizinhos, para a participação do “IV Workshop de Hidroponia do Sudoeste do Paraná”, com o objetivo de capacitar produtores para a produção de alimentos de qualidade, a partir da utilização da Hidroponia e Semihidroponia.

Já para os pecuaristas do município, no dia 18 foi promovido uma Reunião Técnica/Prática, que capacitou produtores em “Prevenção e Tratamento de Doenças Reprodutivas em Bovinos; e Formas de Prevenção das Mastites Contagiosa e Ambiental”. Evento este, organizado pela EMATER, e realizado nas dependências do Sindicato Patronal Rural de Guaraniaçu, com o apoio deste e de outros parceiros: Agropecuária Campo Bom, Cooperativa de Crédito CRESOL e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guaraniaçu.

Ainda para o setor pecuário do município, no dia 30 deste mesmo mês (quarta-feira), a EMATER de Guaraniaçu, promoverá uma excursão para a “IV Jornada Tecnológica no Campo”, que será realizada no município de Santa Tereza do Oeste. Nesta tarde de campo, realizada em parceria entre IAPAR e EMATER, serão abordados temas de interesse tanto para a produção Leiteira quanto para o Corte, como: Novas cultivares de aveia e azevém; Opções de consórcio forrageiro: aveia, centeio, azevém, triticale e leguminosas; Tratamento de volumoso de baixa qualidade com ureia para épocas críticas; Purunã: Raça Paranaense de bovino de corte; entre outros.

Esta excursão possui vagas limitadas e as inscrições devem ser feitas até o dia 25 (sexta-feira). Para maiores informações ou para realizar as inscrições deve-se procurar o Escritório Local da EMATER de Guaraniaçu ou ligar no telefone: (45) 3232-2398.

Créditos: Assessoria Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul