sexta-feira, agosto 04, 2017

Mangueirinha:Secretaria de Saúde realizou a "Operação Alimento é Coisa Séria"

A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária Municipal, após várias denúncias recebidas pela Ouvidoria da Secretaria de Saúde e também presencial, realizou na última semana de julho, a Operação Alimento é Coisa Séria. Foram apreendidos diversos produtos alimentícios vencidos dispostos nas gôndolas dos supermercados que estavam sendo comercializados no município de Mangueirinha.

Na ação, a equipe da Vigilância Sanitária, apreendeu 680 itens fora do prazo de validade, cerca de 300 kg de produtos vencidos, também foram identificados alguns produtos com embalagem avariada e fora do âmbito de comercialização.

A Médica Veterinária da Vigilância Sanitária, Priscila V. dos Santos, orienta que o consumidor só deve adquirir produtos alimentícios dentro do prazo de validade, também devem observar a embalagem do produto, que deve estar íntegra e os produtos em bom estado de conservação. Caso contrário, o produto não deve ser adquirido. E em caso de aquisição de um produto vencido sem perceber o consumidor pode solicitar a troca do produto no estabelecimento comercial onde o adquiriu mediante nota fiscal de compra. Se o comerciante se negar a fazer a troca o consumidor poderá reclamar junto ao PROCON e também na Vigilância Sanitária Municipal. Pois, de acordo com o Código de Saúde do Paraná, é vedado distribuir, comercializar, expor ao consumo, alimento com prazo de validade vencido, sem prazo de validade ou com a validade adulterada.

Além disso, nos casos de fracionamento e reembalagem, o responsável pelo estabelecimento será responsável pela definição do novo prazo de validade levando em consideração o processo tecnológico adequado, a vida de prateleira e a segurança do consumidor, não devendo ultrapassar o prazo de validade máximo estabelecido pelo fabricante original do produto. Sendo considerada infração sanitária expor à venda ou entregar ao consumo produto sujeito ao controle sanitário que esteja deteriorado, alterado, adulterado, fraudado, avariado, falsificado, com o prazo de validade expirado, ou apor-lhe nova data de validade.

Mais informações, conhecimentos ou denúncias, a Vigilância Sanitária Municipal, esta localizada na Rua Barão do Rio Branco, n° 355, centro, ou através do telefone 3243-1470 ou entre em contato pelo e-mail visa@mangueirinha.pr.gov.br

Via Mangueirinha

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul