terça-feira, agosto 29, 2017

Laranjeiras do Sul:Produtores de leite recebem recarga de nitrogênio

Pequenos produtores de leite que participam do Programa Municipal de Inseminação Artificial em Laranjeiras do Sul tiveram os botijões utilizados no processo recarregados com nitrogênio. A recarga foi realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente. O material é utilizado para o congelamento de sêmen e possibilita o melhoramento genético do rebanho leiteiro.

Foram distribuídos 200 litros de nitrogênio líquido - material destinado à criopreservação de sêmen, usado para inseminação no período em que as vacas entram no cio. “O ganho é em melhoria genética do plantel de animais para que obtenham um alto potencial na produção leiteira. Além disso, é uma forma de desonerar os pequenos produtores e auxiliar para que invistam em outras áreas da produção”, disse o secretário de Agricultura, Celso de Azevedo.

Foram recarregados 26 botijões cadastrados no programa. Dentro do programa de melhoramento genético existe ainda o subsídio de 100% dos materiais usados pelo produtor durante o trabalho de inseminação. Neste carregamento, cada inseminador recebeu 50 luvas e 50 bainhas. A Prefeitura disponibiliza também médico veterinário para acompanhar os trabalhos.

O próximo carregamento está marcado para o dia 29 de setembro, às 8h30, no Auditório do Sindicato Patronal Rural. Na oportunidade, vai ser servido café da manhã aos produtores e haverá explanação dos programas da Secretaria, bem como palestra técnica sobre inseminação.

Via Laranjeiras do Sul

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul