segunda-feira, agosto 07, 2017

Guaraniaçu:“SUS e CIDADANIA” foi o tema da 1ª Planária de Saúde

A secretaria de Saúde através do Conselho Municipal de Saúde promoveu na tarde desta sexta-feira, 04, nas dependências do Centro Cultural, sua 1ª Plenária de Saúde. O evento reuniu representantes da sociedade civil organizada como, representantes de entidades, associações, poderes Executivo e Legislativo, profissionais que atuam no setor de Saúde e a população como um todo.
Com o objetivo de apontar as diretrizes através de propostas apresentadas pela plenária e que devem ser incorporadas nas ações da administração municipal já a partir do próximo ano.
O evento contou com a presença da palestrante, Arlene Bernini Fernandes, Assistente Social, especialista em gestão de sistemas e serviços de saúde e apoiadora do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná para a região Oeste, que tratou o tema: “SUS e CIDADANIA”.
Em sua fala, Arlene, destacou os avanços conquistados pela população no Sistema Único de Saúde ao longo dos últimos anos como por exemplo a diminuição da mortalidade infantil em Guaraniaçu, que em meados dos anos 90, era de 52 mortes até o primeiro ano de idade, para cada 1000 crianças nascidas vivas e nos dias atuais, o número apresenta a perda de apenas 0,9% para o mesmo número da estatística e ainda destacou a implantação e o aumento no número das equipes formadas por médico, (a), enfermeiro (a), auxiliares e Agentes de Saúde que formam as equipes “Saúde da Família” as quais CINCO atuam no Município.
A presidente do Conselho Municipal de Saúde, enfermeira Elizabeth Firmino, falou sobre a importância da realização do evento. Já o secretário de Saúde, Wanderlei Portela, enalteceu o trabalho em equipe implantado no setor de Saúde, agradecendo o empenho e a dedicação dos profissionais bem como, do prefeito Osmário, que não tem medido esforços para oferecer condições dignas de trabalho para todos.
O prefeito Osmário Portela, presente no evento, fez questão de relatar aos profissionais da Saúde que raramente tem recebido em seu gabinete, queixas da população e que no geral, os elogios ao trabalho prevalecem, o que o faz ter a certeza, de que cada profissional tem desempenhado sua função com empenho e dedicação.
“Nossa proposta foi a de “Cuidar de Pessoas” para isso fomos os escolhidos pela nossa população e, assim o faremos em nosso mandato”, finalizou o prefeito que parabenizando a todos pelo trabalho e reafirmou a fundamental importância do carinho e atenção com que a população deve ser atendida por todos os setores públicos em especial a Saúde.


Via assessoria. 

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul