quinta-feira, agosto 17, 2017

Convênio com IFPR prevê Farmácia Escola e uma Incubadora em Palmas


A Prefeitura e o Instituto Federal do Paraná (IFPR - Campus Palmas) firmaram esta semana um convênio para implantação do programa de Incubadora e da Farmácia Escola de Palmas. A minuta, que dá início ao processo de parceria, foi assinada pelo prefeito Dr. Kosmos Nicolaou e o diretor e a coordenadora de Pesquisa e Extensão da instituição, Luciano Martignoni e Débora Reis.

A Incubadora é um projeto para abertura e desenvolvimento de pequenas empresas e microempresas, garantindo apoio nas primeiras etapas de atuação. A Farmácia Escola será uma sala de aulas práticas para os alunos do curso de Farmácia. “Este convênio é um compromisso da nossa administração", disse Dr. Kosmos.

"Neste primeiro momento, estamos assinando a minuta da Incubadora, onde o município entrará com toda a parte de logística e o IFPR dará amparo estrutural”, ressaltou. A assinatura do convênio dá início ao processo de licitação para a aquisição de toda a estrutura necessária para o funcionamento inicial das pequenas empresas e microempresas.

A primeira etapa da Incubadora, que deve iniciar as atividades em janeiro de 2018, prevê amparo para 12 empresas. Na avaliação do diretor do IFPR, Luciano Martignoni, Palmas tem muito crescer com essa parceria.

“Temos certeza que esse é um passo decisivo para que a gente transforme o Instituto em um polo de inovação tecnológica e a cidade em meio a este processo de empreendedorismo e avanço tecnológico”, frisou Martignoni.

Procedimento

De acordo com a minuta do convênio, a Incubadora colocará a disposição das empresas, uma estrutura física adequada. O procedimento inclui consultorias periódicas de especialistas em gestão, acesso privilegiado aos parceiros de negócios e apoio para consolidação da empresa no mercado.

A parceria da Prefeitura com o IFPR, busca incentivar o desenvolvimento econômico em Palmas, através do estímulo, apoio e transformação de ideias em empresas inovadoras.

Além disso, vai sensibilizar a necessidade de empreendimentos inovadores de base tecnologia, estimular a cultura do empreendedorismo, identificar, catalogar e selecionar projetos e ideias inovadoras em potencial de gerar novos negócios.

A intenção é ainda oferecer um ambiente propício a inovação e ao desenvolvimento do empreendimento e disponibilizar serviços em áreas estratégicas como planejamento, engenharia de software, marketing, contabilidade e legislação, entre outros.

Além da Incubadora, nos próximos dias o prefeito irá assinar a minuta para criação da Farmácia Escola, que vai servir como uma sala para aulas práticas aos estudantes do Instituto. A estrutura estará localizada no centro de Palmas, facilitando o acesso de alunos e população. Todo o trabalho será supervisionado por um Farmacêutico responsável.

Contexto

O IFPR Campus Palmas está localizado em uma região estratégica do Sul e Sudoeste do Paraná, ao Oeste de Santa Catarina e ao Noroeste do Rio Grande do Sul. Atende aproximadamente dois mil estudantes em dois cursos técnicos e 14 cursos superiores.

A estrutura, com 17 mil metros quadrados de área construída em 70 hectares, conta com 22 laboratórios, quadras poliesportivas, campo de futebol e piscina semiolímpica aquecida. Possui, ainda, uma das maiores bibliotecas do interior do Paraná.

Prefeitura de Palmas (PR) Comunicação Social

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul