sexta-feira, julho 14, 2017

Saudade do Iguaçu:Secretaria de Meio Ambiente realiza coleta de sementes

Importantes elementos da natureza, as árvores são vitais para o funcionamento dos ecossistemas onde estão inseridas. Toda árvore gera benefícios ambientais, seja ela nativa ou exótica (originária de outros países), mas algumas espécies se destacam e, por isso, são consideradas “árvores nobres”. Cada espécie, além de sua beleza, possui características próprias e, por isso, deve ser valorizada pelos diversos benefícios que pode proporcionar.
                  O Município de Saudade do Iguaçu dispõe de um viveiro municipal que oferece gratuitamente mudas de vários tipos de árvores, frutíferas, ornamentais e nativas. Com o propósito de aumentar a produção destas mudas, a Secretaria de Meio Ambiente está fazendo coleta de sementes de árvores no município. O objetivo desse trabalho é adquirir sementes de plantas para recuperação de áreas degradadas, plantio em áreas de preservação permanente e arborização urbana, resultando em benefícios para a população e melhorando a qualidade de vida, por meio do embelezamento da cidade e das propriedades, amenização de impactos em áreas afetadas e preservando a qualidade do meio ambiente.
                   De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Leonildo Daló, a coleta e posterior plantio destas árvores gera benefícios para o município. “Essa coleta ocorre em árvores onde as sementes atingiram o ponto de maturação ideal, que após a retirada são preparadas para o plantio. Isso torna o processo de produção de mudas mais barato, já que a coleta não possui custos, além de aumentar a diversidade de plantas no viveiro municipal, as quais são disponibilizadas à comunidade.” Destacou Daló.
                     Algumas das sementes coletadas pelos membros da Secretaria para posterior plantio são de Sinamão, Araucária, Flamboyant, Ligustro, Manacá da Serra e Rabo de Bugio.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul