quinta-feira, junho 08, 2017

Traiano participa de lançamento de programa de capacitação de gestores ambientais no Paraná

Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado e o Ministério do Meio Ambiente, foi firmado em Foz do Iguaçu. 
Foto: Nani Gois/Alep

Na semana em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente o Paraná faz sua adesão a um importante programa de formação de gestores ambientais. Foi realizada na tarde desta quarta-feira (7), em Foz do Iguaçu, a cerimônia que selou o Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado do Paraná e o Ministério do Meio Ambiente (MMA), para capacitar gestores ambientais nos municípios do Paraná. O Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais (PNC) é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e no Paraná será coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), em parceria com a Itaipu Binacional.

O evento contou com a presença do ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho (PV), do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), do secretário de Estado do Meio Ambiente, Antonio Carlos Bonetti, do diretor-geral da Itaipu Binacional, Luiz Fernando Viana, do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e da vice-governadora Cida Borghetti (PP). O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Ademar Traiano (PSDB), também participou da solenidade e destacou a importância deste acordo para o estado. Segundo ele, o Paraná é um dos maiores produtores agrícolas do país e aliar o desenvolvimento agropecuário com a preservação ambiental é fundamental para o desenvolvimento do setor de maneira ambientalmente correta. “Somos um estado essencialmente agrícola, responsável pela grande produção de grãos no mundo. Contarmos com gestores competentes, que têm essa visão moderna e inovadora de saber compreender que a natureza é importante para a sobrevida de todos nós, é essencial. A formação profissional de gestores é fundamental para que tenhamos, a partir de agora, a prática de novas formas de convivência com a natureza”, disse. “Nada melhor do que o Governo firmar essa parceria no sentido de estabelecer políticas públicas que possam trabalhar nesse sentido, protegendo nossa natureza, permitindo ao homem que possa conviver com ela de forma a interagir, buscando aquilo que é o melhor para esse mundo que o homem destruiu e agora precisamos reconstruir”, completou.

O secretário de Meio Ambiente explicou que o PNC será desenvolvimento em diversas etapas de capacitação no estado, começando nesta quinta-feira (8) em Foz do Iguaçu para toda a região Oeste e, até setembro, atendendo todo o estado. “Começamos por Foz, porque a região já tem bons exemplos no trato do meio ambiente e há essa ligação grande da Itaipu com os prefeitos. E o nosso foco nesse projeto são os municípios. A nossa meta é capacitar dois gestores por prefeitura, em razão do limite das salas de aula, e compreenderá todas as regiões do Paraná”.

Já o diretor-geral da Itaipu, Luiz Fernando Viana, ressaltou a importância da parceria com o Governo do Estado e o Ministério do Meio Ambiente. Para Viana “a parceria é fundamental para a capacitação de gestores em meio ambiente em Foz do Iguaçu, onde se tem a maior geradora de energia limpa do planeta, sendo Foz do Iguaçu o melhor lugar para o lançamento do programa. Essa parceria é só o começo, e essas ações só têm a somar com o planeta, para que tenhamos um mundo melhor para os nossos filhos”.

O ministro Sarney Filho falou que o programa estava em uma situação de estagnação quando ele assumiu o Ministério e que, agora, está sendo retomada a parceria com estados para a capacitação dos gestores ambientais. “É uma grande satisfação participar, na Semana do Meio Ambiente, do lançamento do Programa, em uma promissora parceria entre o Ministério do Meio Ambiente, o Governo do Paraná e a Itaipu-Binacional. A presença de tantas autoridades mostra a relevância dessa iniciativa, que até pouco tempo atrás estava parada. Quando assumimos o Ministério retomamos prontamente esse programa”.

O governador Beto Richa destacou os avanços econômicos do Paraná, que realiza obras no estado, sempre com respeito à conservação do meio ambiente. “Uma honra, ministro, ter a sua presença no estado do Paraná, ainda mais para o lançamento de um importante programa nacional de capacitação ambiental. Nós fazemos um governo com grandes realizações, com importantes obras em todos os municípios, mas sempre com o olhar voltado ao meio ambiente. Essa preocupação é permanente em todas as ações da nossa administração”.

Participaram ainda da cerimônia os deputados Plauto Miró Guimarães Filho (DEM), Elio Rusch (DEM), Tiago Amaral (PSB), Luiz Claudio Romanelli (PSB), Claudia Pereira (PSC) e Schiavinato (PP).

PNC – O Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais (PNC) foi lançado em 2005, em atendimento à deliberação da 1ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, realizada em 2003. O programa tem por objetivo capacitar gestores, servidores e técnicos ambientais sobre o Sistema Nacional de Meio Ambiente, seu fortalecimento e a consolidação da gestão ambiental compartilhada, que envolve a responsabilização das três esferas de governo: federal, estadual e municipal.

Via ALEP

Nenhum comentário: