quarta-feira, junho 21, 2017

Tecpar apresenta Smart Energy Paraná no Congresso Internacional de Biomassa

Cinquenta expositores apresentam suas tecnologias na área de energias renováveis no Congresso Internacional de Biomassa (Cibio 2017), realizado em Curitiba até quinta-feira (22). O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), uma das instituições apoiadoras do evento, apresentou suas ações dentro do programa Smart Energy Paraná.

O diretor de Desenvolvimento de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Tecpar, Reginaldo Joaquim de Souza, participou da abertura do evento nesta terça-feira (20) e ainda realizou uma palestra sobre energias renováveis. O Tecpar realiza a secretaria executiva do programa Smart Energy Paraná, que mobiliza as competências que o Estado e a sociedade já têm e busca por novas competências para desenvolver o setor energético do ponto de vista econômico, ambiental e social no Paraná.

No Smart Energy Paraná, o Tecpar homologa as diferentes tecnologias disponíveis no mercado para apresentar à sociedade as tecnologias já testadas pelo instituto, com geração de dados e capacitação de mão de obra local para atrair investimentos nesta área para o Paraná. “Apoiamos empresários com soluções em logística reversa e ainda os empreendedores que buscam desenvolver tecnologias sustentáveis”, destacou Souza.

A plataforma de energias inteligentes do programa Smart Energy Paraná reúne painéis de energia solar, um gerador de energia eólica e uma estação solarimétrica. A plataforma – já integrada à rede do instituto e também ao Sistema de Organização Nacional de Dados Ambientais (Sonda), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) – produz cerca de 0,5% de toda energia consumida pelo Tecpar.

Congresso
Celso Kloss, diretor-superintendente da Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios (Paraná Metrologia) e da Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre), presidente de honra do Cibio 2017, pontuou, durante a abertura do evento, que o congresso internacional tem dois anos e que nesta edição quase dobrou de tamanho. “Temos neste ano 50 expositores, ante 30 que estavam aqui na primeira edição, no ano passado. Todos eles apresentam suas tecnologias na área de biomassa. O congresso se consolida como um espaço de discussões e de negócios na área de energia limpa”, salienta.

Ainda dá tempo de participar do Cibio 2017, que até a quinta-feira (22) apresenta uma programação voltada a debater o papel da biomassa na matriz energética brasileira, que a cada dia aumenta a busca por tecnologias limpas para geração de energia.

O Congresso Internacional de Biomassa (Cibio 2017) será realizado até 22 de junho no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), que fica na Avenida Comendador Franco, 1341, no Jardim Botânico, em Curitiba. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas pelo site www.congressobiomassa.com, onde é possível verificar a programação completa do congresso. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 3086-8588.

SERVIÇO

Data: De 20 a 22 de junho

Local: Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) –Avenida Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico

Inscrições e programação: www.congressobiomassa.com

Informações: (42) 3086-8588

Assessoria de Comunicação
Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul