quinta-feira, junho 01, 2017

Duas cidades do Paraná voltam às urnas para escolher novos prefeitos no próximo domingo

Os eleitores de Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, e Moreira Sales, no noroeste, voltam às urnas para escolher novos prefeitos no domingo (4). As duas cidades tiveram as eleições de outubro de 2016 anuladas pela Justiça Eleitoral, devido a irregularidades nas candidaturas dos postulantes mais votados.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as eleições em Guaraqueçaba foram anuladas porque o ex-prefeito Riad Said Zahoui (PMDB), conhecido como Ariad, teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral. Segundo a decisão, ele já tinha sido cassado por compra de votos e abuso de poder político e econômico, quando foi eleito pela primeira vez.
A condenação, porém, não impediu que ele voltasse a ser o candidato mais votado. Ele recebeu 3.280 votos, dos 6.439 que foram apurados nas eleições de outubro.
Nessa nova eleição, a candidata Lilian Ramos Narloch, que recebeu 2.712 votos em outubro, vai concorrer ao cargo contra Hayssan Colombes Zahoui (PMDB), conhecido como Ariad Júnior.

Moreira Sales

Em Moreira Sales, o que invalidou a eleição de outubro foi uma condenação por improbidade administrativa contra o candidato Hugo Berti (PSD), que já foi prefeito da cidade entre 2002 e 2008. Ele foi acusado pelo Ministério Público por ter usado dinheiro da prefeitura para pagar metade do aluguel de um barracão. Segundo Berti, era um incentivo para a geração de empregos.
No entanto, o pagamento foi considerado irregular e o então prefeito acabou sendo acusado por improbidade administrativa.
A mulher de Hugo é a nova candidata à prefeitura. Magali Berti (PDT) vai concorrer ao cargo contra Rafael Brito do Prado (PMDB), conhecido como Rafael Bolacha.

Regras

As eleições suplementares funcionam exatamente como o pleito normal. As urnas ficam abertas das 8h às 17h, nos mesmos locais onde ocorreram as votações de outubro. A propaganda política é proibida no dia da eleição, podendo o candidato sofrer sanções, caso isso ocorra. A expectativa é de que o resultado oficial seja divulgado logo após o fechamento das seções eleitorais.

Nenhum comentário: