quarta-feira, maio 17, 2017

Rio Bonito do Iguaçu:Incra reúne assentados para tratar sobre Contratos de Uso da Terra

Na terça-feira, 16, a equipe da superintendência do Incra, juntamente com o prefeito Ademir Fagundes (Gaúcho), estiveram reunidos com algumas famílias que residem nos Assentamentos do Ireno Alves e do Marcos Freire para tratar sobre a entrega do Contrato de Concessão de Uso (CCU). O local do encontro foi na Associação dos Servidores Públicos (Asserbi).
O Contrato de Concessão de Uso (CCU) transfere o imóvel rural ao beneficiário da reforma agrária em caráter provisório e assegura aos assentados o acesso à terra, aos créditos disponibilizados pelo Incra e a outros programas do governo federal. A Constituição Federal de 1988 estabelece que os beneficiários da distribuição de imóveis rurais pela reforma agrária receberão títulos de domínio ou de concessão de uso, instrumentos que asseguram o acesso à terra.

O título de domínio é o instrumento que transfere o imóvel rural ao beneficiário da reforma agrária em caráter definitivo. É garantido pela Lei 8.629/93, quando verificado que foram cumpridas as cláusulas do contrato de concessão de uso e o assentado têm condições de cultivar a terra e de pagar o título de domínio em 20 (vinte) parcelas anuais.

Além da garantia da propriedade da terra para os trabalhadores rurais assentados, a titulação efetuada pelo Incra contém dispositivos norteadores dos direitos e deveres dos participantes do processo de reforma agrária, especialmente do poder público ( representado pelo Incra) e dos beneficiários, caracterizado pelos assentados.

Tendo em vista a importância da política de titulação dos assentamentos, que representa o coroamento do processo reformista, o Incra disponibiliza o documento aos beneficiários desde 2001. Os agricultores dos assentamentos em Rio Bonito do Iguaçu, aguardando a regularização do título das suas terras desde quando ocuparam o território, em 1996.

Entrega das CCU
O Incra informa que nesta semana continuará pela região da Cantuquiriguaçu, em especial na próxima sexta-feira, 19 de maio, em Rio Bonito do Iguaçu para efetuar a entrega da documentação do CCU e recolher e encaminhar outros documentos pendentes para as famílias que já estão cadastradas. O local de atendimento será no Ginásio Alessandro Bovino, a partir das 9 horas.
O Incra informa que também nos próximos dias fará a entrega das CCU também para agricultores dos municípios vizinhos de Quedas do Iguaçu, Laranjeiras do Sul e Saudades do Iguaçu, locais que possuem assentamentos.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul