sábado, maio 06, 2017

Palmas:Município prepara atos do Dia de Combate à Exploração Sexual Infantil

A semana do Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no próximo 18 de maio, terá uma série de atividades em Palmas, no Sudoeste do Paraná. A programação, organizada por agentes e frequentadores do Centro da Juventude, inclui palestra, panfletagem, pedágio, caminhada e uma gincana
Os dados do canal de denúncia Disque 181, da Secretaria Estadual da Segurança Pública e Administração Penitenciária, revelam que meninas com idade de um a seis anos são as que mais tem seus direitos violados no Paraná. Os dados apontam que os casos mais denunciados são de abuso sexual, neste caso, envolvendo adolescentes de 12 a 14 anos.

A coordenadora do Centro da Juventude de Palmas, Barbara Solange Ruschel de Almeida, destaca a importância da denuncia para coibir o ato de violência sexual contra crianças. "A intenção é mobilizar toda a sociedade para participar desta luta e proteger nossas crianças e adolescentes", disse.

"Esta data reafirma a importância de denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil”, concluiu Barbara. A maioria das atividades será concentradas no Centro da Juventude, localizado na Rua Miguel Mikilita - bairro Hípica (ver abaixo).

Segundo Barbara, o destaque será a caminhada, partindo da frente do portão da 15ª Companhia de Engenharia e Combate Mecanizada, no centro da cidade. A saída está prevista para as 14h. O ato terá participação de diversos órgãos ligados aos Direitos da Criança e do Adolescente.

Contexto
De janeiro a abril de 2016, de acordo com dados do Disque 181, foram denunciados no Paraná 197 casos diversos de violência contra crianças e adolescentes.Os registros de 2015 revelam que as principais violações de direitos, constatadas pelos conselheiros tutelares, foram abuso sexual (1.726), seguido por violência física (1.175).

Nos casos de abuso sexual, em 46% das denúncias os agressores eram de familiares das vítimas, sendo que 400 delas têm entre cinco e 12 anos. A violência física teve a maioria das vítimas adolescentes com idade de 12 a 17 anos.

Cronograma de atividades
15 de Maio (segunda-feira)
Palestra sobre Direitos da Mulher, com Keila Moreira (acadêmica do curso de Direito do IFPR) no Centro da Juventude, às 14h para frequentadores e mães.

16 de Maio (terça-feira)
Panfletagem com os adolescentes frequentadores do Centro da Juventude no bairro Hípica.

17 de Maio (quarta-feira)
Pedágio (também realizado com os frequentadores e professores do Centro da Juventude), no período matutino no semáforo do bairro Lagoão, e no período vespertino no semáforo do Centro, em frente a Praça Bom Jesus.

18 de Maio (quinta-feira)
Caminhada com saída as 14h da 15 Companhia de Engenharia e Combate Mecanizada, até a Praça Bom Jesus, com participação de diversos órgãos ligados aos Direitos da Criança e do Adolescente.

19 de Maio (sexta-feira)
Gincana sobre o tema ‘Exploração sexual’ com professores e frequentadores do Centro da Juventude.



Via assessoria.

Nenhum comentário:

É DESTAQUE !!

Um homem FERIDO A ARMA BRANCA em Laranjeiras do Sul

Um homem deu entrada no hospital de Laranjeiras do Sul na noite deste sábado (28) após ser vítima de uma agressão com arma branca, no Centro...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE