sexta-feira, maio 05, 2017

Guaraniaçu:Contratação de novos Agentes de Combate a Endemias garante 100% de cobertura.

Dois novos agentes acabam de ser contratados para reforçar as ações no Combate a Endemias. O secretário de Saúde, Wanderlei Portela, disse que com estas novas contratações e com o retorno de uma das agentes que estava cumprindo Licença Maternidade, 100% da área de cobertura será atingida.
O secretário destaca a importância do trabalho dos agentes que realizam vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos. Inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados. Aplicação de larvicidas e inseticidas além de prestarem orientações quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas e o recenseamento de animais. Essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças e fazem parte das atribuições do agente de combate de endemias (ACE), disse Wanderlei.
Assim como os agentes comunitários de saúde (ACS), os ACEs trabalham em contato direto com a população e, para o prefeito Osmário Portela (PDT), esse é um dos fatores mais importantes para garantir o sucesso do trabalho. “A dengue, por exemplo, representa um grande desafio para gestores e profissionais de saúde. E sabemos que um componente importante é o envolvimento da comunidade no controle do mosquito transmissor. Tanto o ACS como o ACE, trabalhando diretamente com a comunidade, são atores importantes para a obtenção de resultados positivos”, observa o prefeito.
O ACE é um profissional fundamental para o controle de endemias e deve trabalhar de forma integrada às equipes de atenção básica na Estratégia Saúde da Família, participando das reuniões e trabalhando sempre em parceria com o ACS.
No destaque, o secretario Wanderlei Portela e a Equipe de Combate a Endemias do Município.


Assessoria de Comunicação.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul