quarta-feira, abril 05, 2017

Cantagalo - Secretário ARTAGÃO Jr e MICHELE CAPUTO NETO secretario estadual de Saúde garantem a VOLTA da realização dos partos pelo SUS no Hospital Santo Antonio


Suspenso desde março deste ano, o trabalho de parto no Hospital Santo Antonio de Cantagalo pelo SUS deve voltar à normalidade. A garantia foi do secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, em audiência realizada nesta terça-feira (4). O secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos do Paraná, deputado Artagão Júnior, acompanhou o proprietário do hospital, Élzio Teixeira Machado, e a diretora administrativa Maria Machado Vaz. Também participaram da reunião o radialista Ponciano Abreu e os ex-vereadores Alcides Grein e Ciro José de Abreu.

De acordo com os representantes do hospital, o parto foi suspenso pela 5ª Regional de Saúde de Guarapuava que passou os serviços para Laranjeiras do Sul. Segundo eles, houve divergência técnica a respeito do número de leitos necessários para a prestação do serviço. Atualmente a estrutura conta com 50 leitos para esta finalidade, número exigido pela secretaria.

“Nós estávamos atualizando o nosso cadastro de 32 para 50 leitos. Porém, neste processo, fomos proibidos pela regional de continuar fazendo os partos”, disse o proprietário.

O secretário Caputo Neto solicitou a formalização do pedido com a devida documentação e garantiu que a prestação do serviço voltará ao hospital.

A diretora Maria Machado Vaz reforçou que foram feitos 178 partos em 2015 e 148 em 2016, sem óbito pós-procedimento.

Psiquiatria


Outro assunto discutido foi o pedido para que o hospital passe a ofertar atendimento psiquiátrico.

“Há espaço físico sobrando, segundo foi nos passado, e a demanda existe”, enfatizou Artagão Júnior.


Com 90 leitos ao todo, o hospital conta com 15 leitos disponíveis para realizar o tratamento de doenças mentais.

“Vamos começar o trâmite desta solicitação e, se tudo correr dentro do previsto, Cantagalo poderá ser referência regional no tratamento psiquiátrico”, argumentou Caputo Neto.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul