domingo, fevereiro 26, 2017

Eclipse solar poderá ser visto neste domingo em todo Paraná


O primeiro eclipse solar deste ano acontece neste domingo (26) de Carnaval. O eclipse será parcial e visível a partir das 10 horas caso o tempo fique ensolarado e sem nuvens.

De acordo com Anísio Lasievicz, diretor do planetário do Parque da Ciência Newton Freire Maia, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a estimativa é que cerca de 50% do sol fique encoberto.

“A variação da cobertura vai mudar de acordo com a posição do observador. Quanto mais ao sul do planeta o observador estiver maior será a porção iluminada do disco”, conta Lasievicz.

Segundo o especialista, o fenômeno não é raro e acontece com certa regularidade, porém, sempre em lugares diferentes do globo. “Ele acaba demorando alguns anos… Dez, quinze anos para acontecer na mesma região novamente. Não é tão raro, mas não é do cotidiano”, afirma.

Segundo o diretor do planetário, os observadores do fenômeno não devem observar o eclipse a olho nu. Para contemplar o fenômeno com tranquilidade e sem riscos para a visão, ele sugere o uso de máscaras de solda.

“É importante que se evite usar óculos escuros, radiografias, vidros esfumaçados… Esse tipo de material não oferece nenhum tipo de proteção a nossa visão então podem ocorrer danos sérios a visão caso o eclipse seja observado sem os devidos cuidados”, afirma Lasievicz.

De acordo com o especialista, uma forma barata e acessível para se observar o eclipse e não sofrer com danos à visão é o uso de máscaras especiais utilizadas por soldadores. “São mascaras vendidas em lojas de ferragens. Tem uma especificação que é a número 14. Ela tem alguns filtros a realizar a observação”, diz. “O importante é não imaginar que óculos escuros ou vidros mais escuros ofereçam proteção, pois não oferecem”, reforça.

O eclipse solar deve durar cerca de três horas, entre as 10h e às 13h.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul