O Município de Porto Barreiro faz parte da microrregião da Cantuquiriguaçu e esta localizado no 3º Planalto Paranaense ou Planalto de Guarapuava. Está situado na região Centro-Oeste do Estado, abaixo do Trópico de Capricórnio, numa altitude de aproximadamente 790 metros acima do nível do mar na sede, e 506 metros na borda do lago de Salto Santiago.
A sede do município de Porto Barreiro fica distante de Laranjeiras do Sul 22 Km, 130 Km de Guarapuava, 150 Km de Cascavel, 160 Km de Pato Branco e 400 Km da Capital do Estado, Curitiba. Possui uma extensão territorial de 353,32 Km, tendo os seguintes limites: ao norte com Laranjeiras do Sul, ao sul com Chopinzinho e Saudade do Iguaçu, a leste com Virmond e ao oeste com Rio Bonito do Iguaçu. Antes da emancipação política de Porto Barreiro, que pertencia ao município de Laranjeiras do Sul, a região possuía dois distritos: Barreirinho e Porto Santana, além das comunidades chamadas “Linhas”.
Segundo antigos moradores do Barreirinho, esse nome foi dado por caçadores que moravam na região, ao pequeno rio que corta o centro da cidade de Porto Barreiro. Isso foi por volta de 1.911, quando aqueles caçadores faziam a chamada “espera” na beira desse rio. O nome se deve pela grande movimentação dos bichos na água, deixando-se sempre barrenta.
O Distrito de Porto Santana, por sua vez, situado ás margens do Rio Iguaçu, tem esse nome em homenagem a Nossa Senhora Santana (avó de Jesus Cristo). O nome foi dado quando a região era Distrito de Laranjeiras do Sul, em homenagem a Padroeira daquela cidade.
O nome Porto Barreiro foi escolhido justamente para conciliar os nomes dos dois Distritos: Porto Santana e Barreirinho. Apenas como parece óbvio a palavra Barreirinho passou para o demonstrativo aumentativo Barreiro que é também um objetivo “próprio para aumentar”. Ou seja, aumentar no sentido de atingir progressos ou tornar o lugar mais próspero.
Assim sendo, essa foi a idéia fundamental da escolha do nome Porto Barreiro: a idéia de um determinado espaço geográfico e humano que, considerando a História pretérita de seu povo, procurou sua emancipação pelas vias da legalidade, e que está buscando agora outro tipo de emancipação: a social, a política e a econômica, uma vez que toda a independência é um fazer contínuo. Como parte da cidadania dos povos, sempre uma construção.
Depois do resultado do plebiscito, que teve aprovação de 86% da população que votou, feitos os encaminhamentos exigidos e completados os trâmites, o município de Porto Barreiro foi criado pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e sancionado pelo governo estadual, através da Lei Estadual Nº 11.248 de 13/12/95.

Nenhum comentário:
Postar um comentário