Pular para o conteúdo principal

Região centro-sul é uma das que mais desmata araucárias no PR, diz Ibama

Ibama encontrou 60 ha de floresta de araucária desmatada em Guarapuava.
Caso foi na última semana; em 2016, foram mais de 400 ha em todo estado.

 
A Operação Mata Viva do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), que tem ações de fiscalização durante todo o ano de 2016, já embargou mais de 400 hectares de área de florestas de araucária desmatadas em todo o estado.

Uma das regiões que mais desmata é o centro-sul do Paraná. Em Guarapuava, na região central do estado, o desmatamento ocorre na área de preservação ambiental da Serra da Esperança.

Onde há fumaça, pode haver grandes sinais de destruição da natureza. Abriram-se clareiras gigantes no meio da mata com o uso de tratores, de motosserras, de fogo. Agentes do Ibama descobrem os caminhos do desmatamento cruzando imagens de satélite do ano passado pra cá.

Onde havia verde, agora, é área de fiscalização. Árvores centenárias, muitas na lista da flora em extinção, são encontradas no chão. Só nesta semana, agentes do Ibama encontraram, pela operação, 60 hectares de área de floresta de araucária desmatada em Guarapuava.

Consequências


Um dos troncos caídos, de xaxim, tinha pelo menos 30 anos. Ele foi derrubado exatamente em cima de um curso d'água, que desapareceu.

O Ibama descobriu que essa área foi desmatada há alguns meses. Em outubro, os agentes fiscalizaram nessa área e viram que ainda tinha curso d'água, mesmo com o desmatamento das árvores.

Agora, um mês depois da fiscalização, o rio secou completamente. O agente Vinícius Otávio Benoit Costa conta porque isso aconteceu.

Comércio clandestino

São toras de cedro, canela, árvores de florestas em estágio avançado. Imbuias que, pela espessura do tronco, tinham pelo menos 200 anos de idade. E a araucária, árvore símbolo do Paraná, vira bloco de madeira pra venda à serrarias clandestinas

"Uma vez que a araucária é desdobrada, eles fazem toras, ripas, caibros... e essa madeira, que é clandestina, não tem documentação nenhuma. Acaba indo parar no mercado clandestino também, vendida por um preço bastante inferior em relação ao preço da madeira legal", explica o agente Michel Kawashita.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, pelo menos 40% de todo o território era composto por esse tipo de floresta. Hoje, essa área foi reduzida pra 0,8%.
G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente faz vítimas fatais na PR 158 próximo à entrada da Comunidade do Juriti em Rio Bonito do Iguaçu

    Na noite desta segunda-feira (25), um grave acidente foi registrado por volta das 21h,  na PR 158 próximo  à entrada da Comunidade do Juriti, perto da entrada da Comunidade do Alta Floresta - Rio Bonito do Iguaçu. Segundo informações, um veículo Gol e um Palio Branco vieram a colidir fortemente.  Duas pessoas vieram a óbito no local, e 4 ficaram feridos, sendo um deles em gravissímo estado. 4 ambulâncias estão no local. O Corpo de Bombeiros de Laranjeiras do Sul foi acionado e já está em deslocamento ao local. Fotos: Fabrício Eduardo Matéria em atualização

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl

DENÚNCIA: Irmã do falecido Adilson denuncia empresa de Laranjeiras do Sul

  Hoje venho encarecidamente pedir a ajuda de quem era amigo ou conhecido de meu Irmao   Adilson Soares Soares   para que nos ajudem a fazer justiça por ele fazem quase cinco meses que ele se foi e sabemos a pessoa maravilhosa que ele era , pedimos que nos ajudem comentando   #justicaporadilsonsoares   e compartilhando essa publicação ele amava e ajudava todos muitas vezes sem poder mas ajudava e agora somos nós que pedimos a ajuda de vocês por ele     Sei que de onde ele estiver vai estar agradecendo a todos que nos ajudarem  Fonte: (4) Facebook