quarta-feira, novembro 09, 2016

Estado vai responsabilizar prefeitos que reduzirem serviços de saúde em final de gestão

A Secretaria de Estado da Saúde informou nesta terça-feira (8) que vai responsabilizar os prefeitos que de alguma forma desativem serviços ou reduzam atendimentos pelo SUS neste fim de ano.

O alerta foi dado pelo diretor-geral da pasta, Sezifredo Paz, durante encontro com secretários municipais de saúde, em Curitiba.

A preocupação é com possíveis redução de serviços para adequação orçamentária e financeira, tendo em vista o término de gestões municipais. De acordo com Sezifredo, o processo de transição em algumas prefeituras não pode afetar a rede assistencial e a regularidade das ações de saúde.

“É preciso ter a consciência que saúde é um serviço essencial e que não admite cortes. Temos relatos de municípios que estão desmobilizando equipes e fechando unidades de saúde. Em hipótese alguma vamos aceitar este tipo de conduta”, esclarece o diretor-geral.

As equipes das 22 regionais de saúde do Estado estão monitorando a situação em cada município. Casos de irregularidades serão informados ao Ministério Público, responsável por tomar as medidas cabíveis nessas ocasiões. “A população não pode ser prejudicada. Trabalhamos com vidas e temos o dever de oferecer atendimento adequado aos cidadãos”, afirmou Sezifredo.

Nenhum comentário: