
Como forma de incentivar a participação do eleitor durante o processo eleitoral, além do voto, fiscalizando e coibindo ações irregulares por parte dos candidatos, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), MPF (Ministério Público Federal) e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lançaram três aplicativos destinados exclusivamente para a denúncia de crimes e ilícitos eleitorais, tornando mais fácil a comunicação entre eleitor e os órgão da Justiça.
Na quinta-feira (11), a Coordenadora do Comitê Eleitoral da Seção Paraná Ordem dos Advogados do Brasil, Zuleika Loureiro Giotto, realizou em Palmas, Sul do Estado, o lançamento do aplicativo OAB Caixa 2. Explicou que após preencher o cadastro os cidadãos poderão encaminhar anonimamente fotos, vídeos e áudios com denúncias de irregularidades nas eleições. Recomendou que as denúncias sejam o mais completas possíveis com dia e horário do flagrante da prática ilícita pelos candidatos ou eleitores que vendem o voto, por exemplo. A ferramenta, desenvolvida para os sistemas Android e iOS, está disponível nas lojas virtuais, gratuitamente.
Outra aplicativo é o SAC MPF, que possibilita, além do envio de imagens e vídeos, a indicação do local onde ocorreu a irregularidade. De acordo com o Ministério Público, todas as denúncias recebidas por meio do aplicativo serão protocoladas.
Os eleitores também contam com o aplicativo Eleições Limpas, que classifica as denúncias em abuso de poder, ameaça ou violência para obter voto, propaganda de boca de urna, caixa 2, compra de votos, propaganda antecipada ou irregular, transporte irregular de eleitores e violação do sigilo do voto. Segundo a empresa desenvolvedora do programa, Rastru, as denúncias serão encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral.
Por Guilherme Zimermann
Nenhum comentário:
Postar um comentário