A meteorologia prevê outras três ondas de frio que devem trazer geadas para as áreas produtoras do Centro-Sul do país. A próxima massa de ar de origem polar vai chegar à região Sul no início de agosto e vai derrubar as temperaturas, que podem ficar negativas principalmente entre o Rio Grande do Sul e o Paraná. Depois temos outra prevista para o fim de agosto e uma terceira para meados de setembro. Pelo menos por enquanto, nenhuma das três terá a intensidade e a duração da que atingiu o Brasil no dia 12 de junho.
A massa de ar frio desta semana derrubou as temperaturas, mas não foi tão intensa quando comparada com a de junho. Mesmo assim, o sistema provocou geadas nos três estados produtores de trigo do Sul e em alguns municípios de Mato Grosso do Sul, São Paulo e centro-sul de Minas Gerais.
Como o plantio no Paraná começou e terminou mais cedo em relação ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina, aproximadamente 8% das lavouras se encontravam em fase de florescimento no fim da semana passada e o restante estava em fase de desenvolvimento vegetativo.
As geadas acabaram afetando negativamente apenas as lavouras em fase de florescimento que devem registrar perdas pontuais de produtividade. A geada não afetou muito o trigo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, uma vez que 100% dessas lavouras estão em fase de desenvolvimento vegetativo, um estágio que é bem tolerante à geada.

Nenhum comentário:
Postar um comentário