sábado, julho 02, 2016

Professores da Unicentro prontos para greve, caso Beto Richa não cumpra acordo

O Sindicato dos Docentes da Unicentro (Adunicentro) lançou um manifesto aos professores para fiquem preparados para uma possível paralisação, se o governador do Estado, Beto Richa, não cumprir pagar o reajuste do funcionalismo, conforme já previsto em lei e definido em acordo no ano passado. Segundo a presidente da entidade, Raquel Terezinha Rodrigues, a "greve é o último recurso, defendemos o diálogo sempre", mas, "quando o governo, ou não dialoga ou rompe acordos, é legítimo que os trabalhadores cruzem os braços em favor de seus direitos e sua dignidade".

A hipótese de rompimento do acordo foi aventada nesta última semana pelo chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni. A reposição da inflação foi garantida em negociação para encerrar a greve de 2015 e foi colocada em lei pela Assembleia Legislativa. No entanto, a avaliação do governo agora é que não há recursos para cumprir o que foi acertado.

A presidente da Adunicentro enfatiza que "os docentes da Unicentro não aceitarão o rompimento" e conclamou a categoria a se preparar para isso. A professora Michelle Fernandes Lima, vice-presidente entidade, pediu apoio da comunidade: "Diante do novo ataque anunciado pelo governador Beto Richa, pedimos apoio e mobilização da comunidade acadêmica e da sociedade para enfrentarmos mais essa luta. Não podemos aceitar que o acordo de reposição salarial firmado em 2015 seja revogado".

Os sindicatos docentes das Universidades Estaduais do Paraná já estão discutindo a situação e posicionarão indicativos à categoria nestes próximos dias.

O movimento do magistério acontece no momento em que a Reitoria está instaurando uma sindicância interna para apurar o envolvimento de professores e estudantes na última greve. Apesar de o reitor Aldo Nelson Bona negar, o Sindicato dos Docentes sustenta que é uma "perseguição" e demonstra que a Reitoria não corresponde aos interesses da comunidade universitária, operando como um braço do governo "repressor" de Beto Richa dentro da Universidade. Nesta semana que passou, foi registrado mais uma prisão, a mando do governador, de um estudante que protestava contra ele em Londrina.

Nenhum comentário:

É DESTAQUE !!

Um homem FERIDO A ARMA BRANCA em Laranjeiras do Sul

Um homem deu entrada no hospital de Laranjeiras do Sul na noite deste sábado (28) após ser vítima de uma agressão com arma branca, no Centro...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE