A seleção de Portugal conquistou o Eurocopa pela primeira vez na história. Na tarde deste domingo (10), no estádio Saint-Denis (arredores de Paris), a equipe derrotou a França por 1 a 0, na prorrogação, após empate sem gols no tempo normal. O gol da vitória foi marcado por Eder, no 2º tempo da prorrogação.
Portugal conquistou o título com uma bela dose de dramaticidade: seu principal jogador, Cristiano Ronaldo, saiu machucado ainda no 1º tempo, após levar uma entrada dura de Payet. No segundo tempo, aos 46 minutos, Gignac teve a última chance de gol do tempo normal e chutou na trave. O gol da vitória portuguesa saiu no 2º tempo da prorrogação. Eder, de fora da área, acertou o canto direito de Lloris.
Até este domingo, Portugal só havia chegado à final da Eurocopa uma vez, em 2004. Mesmo jogando em casa, a equipe – que já tinha Cristiano Ronaldo e ainda era dirigida por Luiz Felipe Scolari – perdeu a final para a Grécia, por 1 a 0, gol de Charisteas. A França, por sua vez, poderia chegar ao terceiro título. Em 1984, foi campeã em casa, batendo a Espanha na final (2 a 0). Em 2000, na competição sediada na Holanda e na Bélgica, a equipe venceu a Itália por 2 a 1, na prorrogação.
O caminho para a final mostrava a França com uma melhor campanha. O time do técnico Didier Deschamps venceu cinco vezes – incluindo a campeã mundial Alemanha, na semifinal – e empatou apenas uma, contra a Suíça. Já Portugal empatou os três jogos na fase de grupos e se classificou graças à repescagem. Depois, eliminou Polônia (nos pênaltis), Croácia (na prorrogação) e País de Gales (sua única vitória no tempo normal em toda a competição).

Nenhum comentário:
Postar um comentário