quinta-feira, julho 21, 2016

Policia Federal prende no Paraná suspeitos de planejar ações terroristas para Rio 2016

Polícia Federal (PF) anunciou nesta quinta-feira (21) a prisão de dez brasileiros que planejavam um atentado terrorista durante a Olimpíada Rio-2016. As prisões da operação batizada Hashtag aconteceram no Paraná e em São Paulo. Os nomes dos presos serão mantidos em sigilo, já que o processo tramita em segredo de Justiça.

Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal do Paraná . O motivo, segundo o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, é porque o líder da célula é de Curitiba. No total, foram 12 mandados mandados de prisão temporária expedidos por 30 dias podendo ser prorrogados por mais 30. Até o momento, 10 pessoas foram presas e duas permanecem foragidas. 

As informações revelam que o grupo foi recrutado pelo Estado Islâmico (EI) pela internet. Entre os presos, um menor de idade. De acordo com o ministro da Justiça, o único contato que o grupo teve com EI foi num “batismo”, que seria um juramento à organização terrorista. Depois disso, eles iniciaram ações preparatórias que alarmaram a Divisão Antiterrorismo.

“Apenas dois deles tinham contato. Eles inclusive já cumpriram pena de prisão por homicídio. Mas os outros não tinham contato. Eles não se conheciam e inclusive usavam nomes falsos. Eles nunca marcaram encontro”, disse Moraes.

O ministro da Justiça explicou ainda que os investigados usavam grupos do Telegram e WhatsApp para trocar informações e elogiar atendados, como o de Nice, no sul da França. “Eles não tinham um alvo específico. Nós colhemos muito material e vamos estudar esses documentos”, explicou. Segundo Moraes, o Brasil passou a fazer parte do rol de alvos com as Olimpíadas.

O órgão também explicou que, as “informações obtidas, dentre outras, a partir das quebras de sigilo de dados e telefônicos, revelaram indícios de que os investigados preconizam a intolerância racial, de gênero e religiosa, bem como o uso de armas e táticas de guerrilha para alcançar seus objetivos”.

Nenhum comentário: