quarta-feira, julho 27, 2016

Paraná lança campanha pioneira na América Latina de vacinação contra a Dengue


O secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, deputado Artagão Júnior, acompanhou o ministro da Saúde, Ricardo Barros, entre outras autoridades, em Paranaguá, durante o lançamento da campanha de vacinação contra a dengue no Paraná. 

Também foi anunciado que 500 mil pessoas serão imunizadas nos 30 municípios com maior circulação viral da doença. A vacinação começa dia 13 de agosto.

O Paraná é o primeiro das Américas a fazer uma campanha pública contra a dengue. O Governo do Estado investirá R$ 50 milhões na aquisição da vacina.

Na oportunidade, foi assinado o protocolo com a empresa francesa fabricante da vacina, a Sanofi Pasteur, para a aquisição das 500 mil doses. Já no lançamento da campanha, dez pessoas foram vacinadas.

A meta é vacinar pelo menos 80% do público alvo. No Dia D da campanha, em 13 de agosto (sábado), os postos de saúde ficarão abertos durante todo o dia. A campanha segue por três semanas, até 31 de agosto, nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios contemplados.

“É uma ação extramente importante do Governo do Estado no combate à Dengue, que serve de exemplo para todos os governos”, disse Artagão Júnior.

Além da vacina, ainda foram lançados testes multiplex para diagnóstico da dengue, zika e chikungunya.

TECPAR 

O Paraná também vai ampliar sua participação na disponibilização da vacina ao País por meio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). As primeiras 500 mil doses estão sendo adquiridas pela Secretaria de Estado da Saúde em compra direta com a empresa. As novas etapas da campanha (2ª e 3ª doses) serão importadas através do Tecpar, numa parceria estabelecida para a disponibilização da vacina contra a dengue no País.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul