quarta-feira, julho 27, 2016

Governo do Estado tem Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas


A posse dos membros do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas abriu as atividades da campanha que busca conscientizar e orientar a sociedade em relação a este crime. É a 3ª Semana Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – Campanha Coração Azul, que acontece até sábado (30).

 O Comitê Estadual, que tem a finalidade de formular e propor diretrizes das ações governamentais de prevenção e enfrentamento a este crime, foi empossado em solenidade realizada no Palácio das Araucárias, com a participação do secretário de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (Seju), deputado Artagão Júnior.
O secretário ressaltou a preocupação do Governo do Estado em mobilizar a sociedade para minimizar os efeitos deste crime, divulgando as ações para combater estes atos. “A ideia é mobilizar e conscientizar para e efetivo enfrentamento desta ação tão danosa à nossa sociedade. A mobilização deve abranger, também, a administração pública e veículos de comunicação, que são ferramentas fundamentais para levar as informações para as pessoas. É a junção das forças que faz a diferença, para trazer os resultados que precisamos”, afirmou Artagão Junior.

MUITO ALÉM
- A diretora do Departamento de Direitos Humanos da Seju, Regina Bley, explicou que o tráfico de pessoas vai muito além do que a sociedade imagina, que é a exploração sexual. “Esta é a grande incidência, mas o problema é muito mais grave, envolve o trabalho análogo ao de escravo, tráfico para fins de remoção de órgão, adoção ilegal, casamento servil. E aqui neste comitê temos representantes de todos os poderes e da sociedade civil e juntos iremos enfrentar os desafios”.

SOCIOEDUCAÇÃO
– À tarde, as atividades aconteceram no Centro de Socioeducação Joana Richa, com as 30 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Elas receberam palestra educativa e orientações sobre o tráfico humano.

Para o diretor do Departamento de Atendimento Socioeducativo, Pedro Ribeiro Giamberardino, essa atividade na socioeducação orienta de fato as adolescentes que cumprem medidas socioeducativa a se importarem com a situação. “É de extrema importância salientar as situações de tráfico de pessoas, pois muitas vezes essas adolescentes já se encontraram ou futuramente podem se encontrar em alguma situação vulnerável a de tráfico humano”.

As atividades acontecem em diversas cidades do Paraná com o objetivo de ampliar o conhecimento e a mobilização da sociedade e de instituições públicas e privadas para o enfrentamento ao tráfico de pessoas e, assim, dar visibilidade às ações nacionais desenvolvidas para combater o crime.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul