O deputado Nereu Moura, líder da bancada do PMDB, quer que a Assembleia Legislativa institua em sua estrutura o programa de estágio para estudantes. A intenção do parlamentar, que apresentou requerimento aprovado esta semana para envio de expediente à Comissão Executiva, é possibilitar a contratação de estagiários nas áreas parlamentar e administrativa da Casa de Leis.
A iniciativa é dar oportunidade aos jovens estudantes, como já ocorre em outros órgãos públicos, informa Nereu Moura. De acordo com o deputado, a proposta surgiu do acolhimento de uma sugestão formulada por estudantes de Direito da Unicuritiba, liderados pelos acadêmicos Matheus Marodin de Paiva e André Henrique Iloloth, após levantamento junto aos poderes Executivo e Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado do Paraná.
“Em todos estes órgãos é mantido o programa nos termos da lei federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes”, ressalta o líder do PMDB. De acordo com a proposta, serão contratados estudantes do Ensino Médio regular e Ensino Médio Técnico e de cursos de Ensino Superior nas áreas de Humanas, Exatas e de Saúde.
Qualificação
A iniciativa do Legislativo, afirma Nereu Moura, daria oportunidade de integração aos estudantes, maior eficácia nos serviços prestados na Casa e melhor qualificação profissional aos acadêmicos. Sem contar que o programa, além do aperfeiçoamento, garante a melhor maneira de contribuir com a condução do processo legislativo e assessoramento nas áreas de saúde (médico e odontologia) e administrativo/financeiro.
“Daríamos uma nova oxigenação à instituição, por meio da contribuição do olhar da juventude e da vontade de aprender dos estudantes”, justifica Nereu Moura, na sugestão enviada à Comissão Executiva. O deputado apresentou ainda, a fim de subsidiar a formatação do Programa de Estágios, dois modelos de anteprojetos de Resolução sobre o tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário