terça-feira, junho 21, 2016

Quedas do Iguaçu - Instituto Federal é entregue oficialmente a comunidade


Em outubro de 2011, numa audiência, com as dependências da Câmara de Vereadores totalmente tomadas, a população de Quedas do Iguaçu, dizia “sim” ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). Após cerca de 5 anos em obras, finalmente a unidade educacional foi entregue oficialmente para a comunidade de Quedas do Iguaçu e região. O prefeito Edson Prado “Jacaré” destacou que esta não é uma conquista dele como gestor, mas de toda a comunidade educacional, entidades, empresas privadas e movimentos sociais. “Foram muitas pessoas que tiveram participação nesta conquista. 

A todas elas os nossos agradecimentos. Certamente outras conquistas virão com a implantação dos cursos técnicos”, frisou Jacaré. Muito emocionado o diretor administrativo e financeiro da empresa Araupel, Tarso Giacomet, disse da satisfação da empresa em fazer parte desta conquista para comunidade quedense. Num projeto que vai formar e qualificar as pessoas para o mercado de trabalho. “A Araupel completa 44 anos em Quedas do Iguaçu, sempre esteve comprometida com as ações sociais no município e região. Vamos continuar firmes nos investimentos e na geração de novos postos de trabalho”, ressaltou Tarso.

Audiência Pública


O IFPR é uma instituição pública, gratuita de educação profissionalizante e escola técnica. O diretor do Campus de Cascavel, Luiz Carlos Eckstein, disse que o bloco administrativo também vai abrigar as salas didáticas. “Temos que destacar o empenho do prefeito Jacaré, juntamente com as demais lideranças. Parabenizar a população por está conquista que vai envolver toda região”, enalteceu Eckstein. O complexo vai abrigar 12 salas de aula, salas de videoconferência, seis laboratórios, divididos entre o térreo e o andar superior. Além da construção dos laboratórios específicos, a unidade educacional terá bloco de refeitório e de manutenção. Luiz Carlos relembrou que tudo começou numa sexta-feira em 2011, numa audiência pública na Câmara de Vereadores. A unidade avançada de Quedas do Iguaçu tem como diretor, Cleber Michelesen.

10 milhões em investimentos


Mesmo com a entrega do 1º bloco, as obras deverão ter continuidade para construção do 2º bloco e uma quadra de esporte, onde os investimentos poderão chegar à R$ 10 milhões. A unidade avançada terá como objetivo de promover, valorizar a educação profissional e tecnológica, com base na indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a formação do cidadão, sustentabilidade, com amparo nos princípios da ética e da responsabilidade social.

Cantuquiriguaçu

Representando os 21 prefeitos da Associação dos Municípios Cantuquiriguaçu, o prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Irio de Rosso comentou que a implantação do Instituto Federal era uma das bandeiras de luta da associação. “O IFPR vem se somar a UFFS e a Escola Técnica Federal na formação e graduação das pessoas que residem nas cidades que integram a Cantuquiriguaçu. O envolvimento dos prefeitos, os deputados estaduais e federais foram fundamentais para estas conquistas”, reiterou o gestor. A associação é presidida pela prefeita de Virmond, Lenita Mierzva.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul