
O uso dos simuladores de direção nas autoescolas se tornou obrigatório em todo o Brasil na última sexta-feira (1). Mas, por enquanto, apenas três dos 788 Centros de Formação de Condutores do Paraná têm o aparelho.
A resolução que prevê a obrigatoriedade desses equipamentos foi publicada em julho de 2015 pelo Conselho Nacional de Trânsito. De acordo com a resolução, os alunos precisam cumprir cinco horas de aula no simulador. A medida vale para quem quer tirar a carteira de motorista na Categoria B, que permite a direção de carros de passeio.
No simulador, os alunos reproduzem situações como ultrapassagem, mudança de faixa, direção com chuva e manobras em marcha à ré. De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em segunda etapa, será obrigatório o uso do simulador para quem dirigir veículos comerciais, caminhões, ônibus e motos.
A fiscalização do uso do aparelho pelas autoescolas é de responsabilidade do Detran. Segundo o diretor-geral do Detran do Paraná, Marcos Traad, o órgão esperava que o Conselho Nacional de Trânsito prorrogasse o prazo para o início desta obrigatoriedade. Sobre a fiscalização das autoescolas, Marcos Traad, afirma que não há um cronograma definido, mas que o órgão já está se preparando para esta demanda.
A presidente da Associação dos Centros de Formação dos Condutores do Paraná, Olga Catarina Zanoni, diz que as autoescolas também esperam que o Denatran suspenda o prazo dessa obrigatoriedade.
Olga diz que caso o Denatran não prorrogue esse prazo, as autoescolas teriam que correr para conseguir instalar o equipamento. Segundo ela, as aulas teóricas, o exame de vista e a avaliação física precedem essa fase do simulador, então as autoescolas e os alunos tem um prazo de pelo menos 40 dias para que esta situação seja resolvida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário