segunda-feira, outubro 19, 2015

PMDB Paraná - Executiva pode rejeitar registro da chapa de aliados do Pessuti

A Executiva Estadual do PMDB pode indeferir o registro da chapa apresentada na noite da última sexta-feira por aliados do ex-governador Orlando Pessuti para disputar a convenção do partido marcada para o próximo sábado. A alegação é de que no pedido de registro não foram anexadas as autorizações de cerca de metade dos integrantes da chapa. A Executiva deu prazo até às 18 horas de hoje para que os articuladores da chapa apresentem os documentos.

A convenção vai eleger o novo comando do PMDB no Paraná – e por consequência, os rumos do partido nas eleições municipais de 2016. O senador Roberto Requião é candidato à presidência da legenda, encabeçando chapa que pretende levar o PMDB à oposição ao governo Beto Richa. Pessuti – que foi expulso do partido no início do mês, sob a alegação de ter desrespeitado resolução da Executiva que proíbe filiados à sigla de ocuparem cargos no governo Richa – articulou uma chapa para bater de frente com o grupo de Requião. Ele é diretor do BRDE nomeado pelo governador Richa.

“Nós estamos fazendo de tudo para que haja disputa para que o PMDB mostre a força de cada grupo. Mas se tiver irregular não tem jeito”, alegou o deputado Nereu Moura (PMDB).

Dos oito deputados do PMDB na Assembleia Legislativa, apenas um integra a chapa do ex-governador – Jonas Guimarães. Outros parlamentares que integram a base de Richa no Legislativo – como o líder do governo, deputado Luiz Cláudio Romanelli, Alexandre Curi e Artagão Júnior, preferiram não aderir à chapa de Pessuti. Do outro lado, com Requião, estão o líder da bancada peemedebista na Assembleia, Nereu Moura, e os deputados Antonio Anibelli, Maurício Requião Filho e Ademir Bier.

Requião pretende assumir a presidência do PMDB do Paraná para garantir a candidatura de seu filho, o deputado estadual Maurício Requião Filho, à prefeitura de Curitiba nas eleições de 2016.

Nenhum comentário: