quarta-feira, outubro 07, 2015

Paraná tem menor proporção de delegados do país


O Paraná tem, em média, um delegado para cada 30 mil habitantes. São 373 profissionais no estado, segundo o Portal da Transparência do governo, para uma população estimada pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em quase R$ 11 milhões e 200 mil pessoas. A conta fica ainda mais desproporcional se considerado o fato de que muitos desses delegados estão afastados por doença ou por razões diversas. Quem explica é o delegado Cláudio Marques, presidente do Sidepol, Sindicato dos Delegados de Polícia do Paraná.

De acordo com uma pesquisa de um grupo de candidatos aprovados no concurso para delegados em parceria com órgãos oficiais, dos 399 municípios paranaenses, 256 não têm delegado, ou seja, mais de 64%. O levantamento mostra ainda que o estado é o que enfrenta a pior situação no país e está na última posição no ranking nacional do número de profissionais em relação à população. Os dados foram obtidos e divulgados pela RPC TV e mostram que o primeiro colocado da lista seria Roraima, com um delegado para cada 6.500 pessoas.

O presidente do Sidepol esclarece também de que forma essa defasagem impacta no dia a dia da sociedade e do próprio trabalhador.

Ainda conforme o Sidepol, das 161 comarcas do Paraná, pelo menos 19 operam hoje sem um delegado responsável. O cenário preocupa especialmente porque em outubro de 2014, a Polícia Civil anunciava as comemorações do aniversário da instituição com delegados em todas as comarcas.

O último concurso para preencher esse tipo de vaga foi realizado em 2013, sendo que 75 profissionais foram contratados de lá para cá. No entanto, o sindicato da categoria diz que mais cerca de 250 outros delegados aprovados ainda aguardam nomeação.

Outro complicador é o número de baixas no estado desde 2010, segundo a pesquisa. Mais de 150 delegados foram desligados por aposentadoria ou exoneração no período, e isso sem contar os falecimentos.

Por meio de nota, a Polícia Civil informa que, apesar da necessidade, o trabalho tem surtido efeito em todo o Paraná, com casos elucidados e redução nos índices de criminalidade. A corporação esclarece ainda que tem trabalhado com a Secretaria de Segurança Pública e Administração Previdenciária para convocar mais delegados, mas que isso depende do caixa do Executivo.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul