sexta-feira, outubro 23, 2015

Paraná - Industrias Becker lançam o ''PURO MATE'' , o Tererê mais saboroso da região

Os empresários Valter Becker , Rose Becker e Marcelo Becker lançaram no mercado a nova linha do produto da sua marca , o Tererê  PURO MATE , é uma bebida típica sul-americana feita com a infusão da erva-mate (Ilex paraguariensis) em água fria. De origem guarani, pode ser consumido com limão, hortelã, e contém vários  sabores.

As Industrias Becker irão  produzir o Tererê PURO MATE em larga escala , e já tem entrada em vários mercados do Paraná , principalmente na região mais quente da fronteira.

Na região da Cantu haverá uma grande movimentação do produto em grandes e pequenos mercados já que a época é propicia , com uma embalagem arrojada e um produto da qualidade Becker . 

Curiosidades do Tererê

Tradicionalmente, o recipiente usado para servir o tereré é a guampa, fabricado com parte de um chifre de bovino, com uma das extremidades lacrada com madeira ou couro de boi, e todo o seu exterior revestido por verniz. Usa-se, também, um copo de alumínio ou vidro, ou canecas de louça.

A bomba é utilizada para filtrar a infusão do tereré, para que não se absorva o pó da erva triturada. Estas são feitas normalmente dealumínio, e nunca devem ser feitas de ferro por causa da oxidação, que altera o sabor da infusão. Também é possível se encontrar bombas feitas de ouro, prata, alpaca e aço inox.

Tanto a bomba quanto a guampa podem ter adereços com figuras dos símbolos da família, iniciais de nome ou pedras preciosas.
A Guampa[editar | editar código-fonte]

Diferentemente do mate quente, no tereré a erva pode ser colocado em um vidro (que tem mais capacidade volumétrica do que oporongo, o recipiente tradicional para mate). No Paraguai, o recipiente para o tereré chama-se guampa e é, geralmente, feito de chifre de boi e, por vezes, adornado com prata ou outro metal. Faz-se também "mates" (recipientes para tomar mate) de palosanto (Bulnesiasarmientoi). No Paraguai, são fabricadas guampas inteiramente feitas de prata e ouro com alguns embutidos artesanais, mas agora muitas pessoas optam por comprar guampas de madeira ou de couro, totalmente revestidas de alumínio, com estilos modernos, cores personalizadas, logotipos, imagens e textos. Há também guampas de plástico.

A palavra "guampa", apesar de ser em grafia espanhola e de ser utilizada em uma área em que a influência predominante é guarani, é de origem quéchua e significa precisamente "chifre". O chifre bovino é frequentemente utilizado como recipiente em todo o Cone Sul. Por exemplo: o chifle (uma espécie de cantina ou caramañola) é feita de guampa de boi. Para beber o tereré, usa-se um bulbo de metal, por vezes de prata, que é inserido dentro do recipiente cheio de erva.

Sucesso aos empresários. 

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul