As eleições para a escolha dos novos conselheiros tutelares será no próximo domingo (4 de outubro). Esta é a primeira vez que o processo acontece de maneira unificada em todo o país, “já que antes cada município fazia a votação em datas e formatos diversos”, lembra o deputado Nereu Moura. O líder do PMDB na Assembleia Legislativa é autor do projeto que cria o Dia Estadual do Conselheiro Tutelar e defende a aprovação, em Brasília, do piso nacional da categoria.
Os Conselhos Tutelares, criados em 1990, têm o papel de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente por parte da família, da comunidade e do Poder Público. “As últimas eleições mobilizaram poucos eleitores, menos de 2% em Curitiba, por exemplo. É necessário que as pessoas se conscientizem da importância de participar na escolha destes servidores”, reforça Nereu Moura.
Um dos motivos para esta baixa participação, é o pouco conhecimento da população do das pessoas, em relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do trabalho realizado pelos conselheiros tutelares. “É preciso mudar este conceito. Participar neste processo é muito importante para garantirmos um mundo melhor as nossas crianças e adolescentes”, ressalta o parlamentar.
"Quanto maior a participação, mais legitimidade terão os conselheiros eleitos para desempenhar suas atribuições”. Nereu Moura é o autor do projeto 566/2015, que cria o Dia Estadual do Conselheiro Tutelar, a ser comemorado anualmente em 18 de novembro. A proposta, segundo ele, é uma alternativa de reconhecer o trabalho destes profissionais que asseguram os direitos de crianças e adolescentes e promovem ações integradas de saúde, educação, cidadania e geração de emprego e renda.
Panorama
O Paraná, de acordo com o deputado, é pioneiro no país ao promover um estudo completo sobre o perfil dos Conselhos Tutelar e dos conselheiros que atuam na rede proteção da criança e do adolescente. O Censo do Sistema de Garantia de Direitos (Censo/SGD) apresenta informações sobre as 412 unidades existentes no Estado, as quais, através desse projeto de lei serão devidamente homenageadas.
Com a iniciativa, Nereu Moura pretende fazer com que a sociedade tenha conhecimento das atribuições dos conselheiros. “A comemoração oficial vai motivar o debate e aprofundar o conhecimento das atribuições deste profissional”, frisou. Ele lembra que 18 de novembro é o dia em que foi realizado, em 2001, o Congresso Nacional dos Conselheiros Tutelares, dando início a uma ampla defesa dos direitos da categoria.
O líder do PMDB também aprovou requerimento na Assembleia Legislativa, pedindo envio de expediente ao deputado federal João Arruda (PMDB), solicitando apoio político e articulação junto a bancada paranaense no Congresso Nacional, em favor da aprovação do projeto de lei 7.779/2014, que cria o piso nacional dos conselheiros tutelares. A proposta, segundo Nereu Moura, tramita em caráter conclusivo nas comissões da Câmara dos Deputados.
Assembleia Legislativa do Paraná - Liderança do PMDB - Deputado Nereu Moura
Assinar:
Postar comentários (Atom)
É DESTAQUE !!
Um homem FERIDO A ARMA BRANCA em Laranjeiras do Sul
Um homem deu entrada no hospital de Laranjeiras do Sul na noite deste sábado (28) após ser vítima de uma agressão com arma branca, no Centro...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE
-
LARANJEIRENSE MORRE EM GRAVE ACIDENTE NA BR 277 Ex-gerente da Sanepar regional de Guarapuava, Evandro Marcos Dalmolin, foi a vítima f...
-
Queda de helicóptero na serra da união em Nova Laranjeiras Neste exato momento , equipes do Corpo de Bombeiros estão em deslocamento , in...
-
NOITE SANGRENTA EM LARANJEIRAS DO SUL, HOMiCÍDIO NO BAIRRO PRESIDENTE VARGAS LOCAL DE CRIME VIA PÚBLICA - BAIRRO PRESIDENTE VARGAS AO LAD...
Nenhum comentário:
Postar um comentário