quarta-feira, setembro 02, 2015

Contra a lei, Beto Richa dá o 3º reajuste na tarifa da água, denuncia Nereu Moura

O governador Beto Richa (PSDB) contrariou a Lei Federal 11.445/2007 e concedeu, em 2015, o terceiro reajuste na tarifa da água no Paraná. A denúncia é do deputado Nereu Moura, líder do PMDB na Assembleia Legislativa. Pela legislação sobre tarifas de serviços públicos de saneamento básico, o Governo do Estado só pode conceder reajuste de 12 em 12 meses.

“Com este novo aumento, que passou a vigorar hoje, 1º de setembro, totalizou um aumento de 21,5% neste ano”, afirmou Nereu Moura, em pronunciamento na Tribuna da Casa de Leis. O primeiro aumento, segundo o parlamentar, foi dividido em duas parcelas, para parecer menos dramático aos consumidores. “Pois o governo, insensível, cruel autorizou mais um aumento, agora de 8%”.

Portanto, segundo o líder do PMDB, quando o governador Beto Richa mandou conceder o aumento em março de 12,5%, o valor já estava bem acima da inflação, que foi de 8,17% no período. “As pessoas já não conseguem mais pagar a água, não conseguem mais pagar a luz”, ressaltou.

O Paraná, segundo o deputado, é um estado farto em recursos hídricos e com a maior produção de energia do Brasil. “Infelizmente, nosso Estado é o campeão em aumento de tarifa de água e da energia elétrica. É um absurdo o que este governo está fazendo”.

Aumentos e inflação

Nereu Moura lembrou que Curitiba é a capital do Brasil que teve a maior inflação e isso se explica pelo aumento de impostos e tarifas públicas desencadeadas pelo Governo do Estado. “O fardo já é pesado e a cada dia a população é sobrecarregada com mais impostos e mais custos”, disse.

O deputado lembrou também que a Sanepar possui dezenas de cargos de confiança para os quais o governo tem nomeado companheiros políticos como ex-deputados, ex-vereadores, ex-prefeitos e cabos eleitorais e quem paga a conta é o contribuinte com aumento da tarifa da energia elétrica e da água. “A Sanepar teve um lucro líquido somente em 2014 de R$ 422 milhões, dos quais a metade foi distribuído em dividendos aos sócios privados”.

“Para poder manter esta política nefasta aumenta a tarifa da água para poder presentear os sócios privados”, apontou o parlamentar. De qualquer forma, o deputado Nereu Moura relatou que a bancada de Oposição impetrou ação no Ministério Público solicitando que seja providenciada uma ação na Justiça solicitando o imediato cancelamento do aumento de 8,17% da tarifa.

“Se é ilegal, não pode ter aumento. A Lei Federal proíbe que tenha mais uma majoração da tarifa no ano, não tem por que o atual governo ofender a legislação e prejudicar os interesses do povo do Paraná concedendo reajustes nas tarifas públicas”, concluiu Nereu Moura.

Foto: Pedro Oliveira/Alep



Nenhum comentário:

É DESTAQUE !!

Um homem FERIDO A ARMA BRANCA em Laranjeiras do Sul

Um homem deu entrada no hospital de Laranjeiras do Sul na noite deste sábado (28) após ser vítima de uma agressão com arma branca, no Centro...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE