A tradicional tropeada, símbolo da cultura e da história da antiga Rondinha e de Reserva do Iguaçu, é parte da programação em comemoração ao 19º aniversário de fundação do município. O evento cultural, que acontece entre os dias 1 e 3 de setembro, pretende valorizar a cultura tropeira e reunir tradicionalistas.
A tropeada, organizada pelo Departamento de Cultura, vai ter pontos de parada em 5 comunidades: Baía, São Pedro do Iguaçu, Butiá, Faxinal dos Soares e São Sebastião. Os tropeiros também irão passar por um dos pontos turísticos do município, o Santuário do Passo da Reserva. (Detalhes na imagem em anexo)
De acordo com o chefe do Departamento de Cultura, Zé Moraes, além de preservar a história e os costumes, o movimento é tradição nas comemorações ao aniversário de Reserva do Iguaçu.
“A tropeada é uma marca do aniversário do município, tanto é que fez parte da programação de todas as edições do aniversário. A expectativa é de que nossos tradicionalistas participem, mas o convite também se estende aos municípios vizinhos, que sempre são parceiros nossos nas cavalgadas”, destacou Zé Moraes.
EXIGÊNCIAS
A tropeada é totalmente gratuita e não é necessário fazer inscrição. As únicas obrigatoriedades dos participantes são de emitir a GTA (Guia de Trânsito Animal) e realizar em seus animais o exame de AIE (Anemia Infecciosa Equina).
De acordo com a organização, haverá coleta de sangue dos animais, conforme cronograma:
* Dia 6 (quinta-feira) – Pela manhã, na localidade de Bicas, propriedade do Sr. Vadico, e nas comunidades Santa Luzia e Butiá, na propriedade do Jonão. À tarde, a coleta será realizada na comunidade Faxinal dos Soares, na pista de laço do Marcos. Em seguida na comunidade Nossa Senhora de Fátima, Potreirinho e São Sebastião, na propriedade do Nineco. Na comunidade São Sebastião, a coleta acontece na propriedade do Carlinho.
* Dia 7 (sexta-feira) – A coleta acontece à tarde no Assentamento Paineira e na comunidade Baía, na propriedade do Teté. Depois na comunidade Santo Antão, na propriedade de Zé Moraes.
* Dia 8 (sábado) – A coleta será realizada na sede do município, pela manhã, na pista de laço do Parque dos Tropeiros.
Maiores informações no telefone (42) 3651-8014.
Setor de Comunicação do Município de Reserva do Iguaçu

Nenhum comentário:
Postar um comentário