quinta-feira, agosto 13, 2015

Guaraniaçu:Projeto “Mente Inteligente de Xadrez” movimenta a modalidade no município

Com um ano de existência no município de Guaraniaçu o projeto Mente Inteligente começa a colher os frutos de um trabalho que vem sendo desenvolvido com as parcerias das Secretarias de Esporte e Assistência Social. Visando melhorar o cognitivo dos envolvidos (raciocínio lógico matemático, desenvolvimento psicomotor, auto-estima, concentração), além de oferecer uma atividade que gera interação, intercâmbio social e outros.
O xadrez esta inserido no Espaço Legal oferecido como oficina do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo para crianças e adolescentes de 6 à 15 anos inscritas no mesmo, no qual aprendem a modalidade esportiva visando sempre a melhora em outras disciplinas escolares tais como: matemática, história, artes e gramática e, preparando os alunos para as tomadas de decisões na vida.
Também temos xadrez oferecido a toda população de Guaraniaçu nas segundas-feiras das 16h30min às 19h10min dividido em três turmas. Este visa o aprendizado do xadrez de forma lúdica e competitiva, no qual os alunos recebem aulas e também participam de competições regionais (Circuito de Xadrez/2015).
Contudo, o foco do projeto Mente Inteligente não sendo a formação de enxadristas campeões, em apenas um ano já temos bons resultados, podemos citar o último dia 8 de agosto na cidade de Foz do Iguaçu a participação de enxadristas locais na realização do Campeonato Sul Brasileiro de Xadrez Escolar, onde os atletas André Corso Possan categoria sub-10 e Artur Albertoni Funêz categoria sub-8 fizeram uma excelente participação levando agora o município de Guaraniaçu a Final do Brasileiro Escolar que será realizado no mês de outubro na cidade de São Sebastião do Paraiso/MG, além destes podemos citar o enxadrista Thuã Bertuol que irá participar da Final do Estado na cidade de Apucarana no mês de setembro, visando também à classificação para o Brasileiro.
Para o Instrutor de Xadrez Elton Francisco, o investimento nesta área da educação é o que torna possível a formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios do dia a dia. Ainda ressalta que as Secretarias da Assistência Social juntamente com a Secretaria do Esporte de Guraniaçu estão oferecendo toda estrutura necessária para o desenvolvimento da modalidade xadrez, de forma pedagógica e competitiva, mas ainda precisamos de parcerias com empresas para facilitar a disputa em competições oficiais (estaduais, brasileiros, internacionais).

Guaraniaçu, 12 de agosto de 2105.
Assessoria de Comunicação.
Resp. Edy Cunha.
Crédito: Paulo Pandini – Jornal Correio do Povo do Paraná.

Nenhum comentário: