sexta-feira, julho 31, 2015

Crise afeta 79% das fábricas do Paraná


A crise está freando investimentos, provocando demissões e ampliando o pessimismo entre os industriais do Paraná. Pesquisa encomendada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) revela que 78,8% das empresas industriais paranaenses já foram afetadas de alguma forma pelo cenário econômico desfavorável. Outras 14,4% acreditam que sentirão o impacto da crise até o fim do ano.

Entre os maiores problemas apontados pelo setor produtivo no levantamento, que entrevistou representantes de 1.002 empresas do estado de 29 segmentos diferentes, estão a carga tributária (97,2%); a inflação (93,8%); e os elevados custos de energia (92,6%) e matéria-prima (81%).

Sem boas perspectivas para os próximos meses, as indústrias já sentem o efeito no caixa e procuram reduzir custos. De acordo com a pesquisa, devido ao pessimismo, 77% das indústrias cortaram ou reduziram os investimentos com relação ao ano passado. A maioria espera um cenário de recessão ou estagnação econômica em 2015.

“Além do que já impactava o setor, como a carga tributária elevada, apareceram na pesquisa a alta da energia e a inflação, que eleva o custo dos insumos. A indústria fica entre a cruz e a espada, se repassa o custo, sofre com a pressão da concorrência, se não repassa, sente o efeito no caixa”, diz o presidente da Fiep, Edson Luiz Campagnolo.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul