quinta-feira, junho 11, 2015

Sudoeste se despede do Dr. Paulinho Santiago, ex-vice-prefeito de Dois Vizinhosc


Milhares de pessoas, de todo o Sudoeste, vieram até a Câmara de Dois Vizinhos para se despedir do médico Paulo Sérgio Santiago, o Dr. Paulinho. Ele faleceu, em Guarapuava por volta das 15h da terça-feira, 9, aos 65 anos. O corpo chegou por volta das 23h e ficou até as 8h sendo velado na sede do legislativo duovizinhense.

Antes de partir para Curitiba, onde foi sepultado, o pastor Marcelo Mandarino, da Igreja Adventista do 7º dia, e o padre Vanderlei Itack fizeram orações. Muitos moradores de Cruzeiro do Iguaçu solicitaram para a família que o corpo fosse levado para um velório no município, mas como o sepultamento em Curitiba tinha de ser feito até as 17h, não existia possibilidade para isso. O médico foi sepultado no túmulo do seu pai, na capital do Estado.

Histórico
Dr. Paulinho se recuperava de um câncer na garganta, mas a causa da morte não foi divulgada. Natural de Curitiba, ele se formou em Medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Filho do médico e coronel Jéferson Santiago (em memória) e de Aldei Ribas Santiago, Dr. Paulinho era casado com Silvia e deixou filhos e netos.
Ele chegou ao Sudoeste em 1975, quando desembarcou em São Jorge D'Oeste. Em seguida, veio para Dois Vizinhos e, juntamente com o dr. Artidoro Moral, locou o Hospital São Lucas, do Dr. Frederico Cabredo. Em 1977, juntamente com outros médicos, concluíram o Hospital e Maternidade São Judas. Além disso, ele foi o primeiro médico concursado de Dois Vizinhos, onde já trabalhava.
Torcedor do Atlético-PR, Dr. Paulinho também foi médico do time histórico do Sete de Setembro que conquistou a Taça Paraná em 1988. Começou a carreira política no PDS e sempre foi caracterizado por defender, arduamente, suas posições. Seu primeiro cargo público foi o de vice-prefeito de Cruzeiro do Iguaçu, entre 1993 e 1996. Em seguida, já pelo PPB, se elegeu para dois mandatos como prefeito entre os anos de 1997 e 2004.
Já entre os anos de 2009 e 2012, no PV, em Dois Vizinhos, foi vice-prefeito ao lado de Zezinho Ramuski (PSDB), que era seu grande amigo. Nesse período, ele foi também secretário de Saúde do município. "É uma figura humana especial que sempre levou a profissão dele com uma conduta de fé e buscou viabilizar os atendimentos aos mais humildes, aos mais pobres, atendendo o povo sem distinguir raça, cor ou ver o dinheiro das pessoas", disse o ex-prefeito Zezinho Ramuski.
Ele destacou a humildade do Dr. Paulinho. "A missão deles era ajudar pessoas, principalmente na saúde. Perdemos um excelente médico, um ser humano ímpar e um grande amigo. Ele sempre vai ficar na história de Dois Vizinhos, de Cruzeiro do Iguaçu e de todo Sudoeste, onde deixou seu legado", completou.
As prefeituras de Dois Vizinhos e de Cruzeiro do Iguaçu decretaram luto oficial de três dias. "Em uma visita que fiz há alguns meses, quando o Dr. Paulinho estava em repouso de uma cirurgia, senti na expressão dele a vontade e ansiedade de querer voltar a trabalhar. Nesse momento falei que nós estávamos precisando dele, mas que era o momento dele se cuidar e ficar bom. Muito sorridente, ele fez sinal de positivo", lembrou o prefeito de Dois Vizinho, Raul Isotton (PMDB).
O prefeito ainda disse que os dois conversaram sobre a administração pública e tiraram uma foto. "Fiquei feliz de ver, naquele momento, a esperança de melhorar para voltar ao seu trabalho. Agora, estamos tristes pela morte desse grande homem. Um amigo, voluntário e um excelente médico e colaborador desse município sempre com humildade e simpatia."

Nenhum comentário: