terça-feira, junho 16, 2015

Requião anuncia aposentadoria da política


Durante reunião do diretório estadual do PMDB, na noite desta segunda-feira (15), o senador Roberto Requião anunciou que deve se aposentar da política após o fim de seu mandato no Senado, que se encerra em 2018. “Eu não sou candidato à nada e nem vou ser. Só estou no Senado”, anunciou Requião.
Em seguida o senador disse que, apesar de não pretender participar de novas eleições, iria trabalhar para ajudar aliados. No discurso à correligionários, se comprometeu a fazer campanha para os candidatos a prefeito do PMDB, alinhados à sua ala do partido, em 2016.

O peemedebista disse que iria se concentrar, a partir de agora, nas atividades do Senado e como presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), cargo que assumiu em abril.

Integrantes do partido que estavam na reunião confirmaram que Requião não pretende, pelo menos por ora, tentar uma nova candidatura no futuro. Porém, ninguém arriscou citar nomes de sucessores. “As pessoas hoje não sabem quem vai ser o candidato do PMDB ao governado do estado”, comentouMarcelo Almeida, candidato a senador pela sigla no ano passado.

Aos 74 anos, Requião terá 77 quando terminar o mandato de senador. Ele já vinha demonstrando sinais de cansaço desde as eleições de 2014. Em alguns momentos, o senador justificava desempenho fraco em debates na TV dizendo que estava “cansado”. Ele foi derrotado pelo governador Beto Richa(PSDB) no primeiro turno.
Perfil

Roberto Requião de Mello e Silva nasceu no dia 5 de março de 1941, em Curitiba. Filho do médico e ex-prefeito de Curitiba, Wallace Thadeu de Mello e Silva e de Lucy Requião de Mello e Silva, é casado com Maristela Quarenghi de Mello e Silva . É formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná e em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Também cursou Urbanismo pela Fundação Getúlio Vargas.

O senador iniciou a carreira política em 1982, como deputado estadual (1983/85). Depois foi prefeito de Curitiba (1983/85), governador do estado em três mandatos (1991-94/2003-2010), e senador duas vezes (1994-2002/2010-2018). Também foi secretário de Desenvolvimento Urbano no governo deAlvaro Dias (1989/90).

Defensor do “MDB velho de guerra”, Requião é o maior expoente do partido no estado. Seu filho,Requião Filho (PMDB) tem ganhado destaque na atuação na Assembleia Legislativa do Paraná na oposição ao governador Beto Richa (PSDB). O sobrinho dele, João Arruda (PMDB), é deputado federal.
Fonte GP

Nenhum comentário: