A maioria das prefeituras não tem conseguido resolver a questão do lixo, as medidas adotadas tem se mostrado ineficazes e ou insuficientes. Em boa parte dos municípios os gestores, ao longo dos anos, nada fizeram e ainda, boa parte das cidades mantem os lixões.
Atualmente, entre as soluções encontradas pelos gestores municipais, está a “terceirização dos serviços de transporte e destinação final dos resíduos”. Na chamada “semana do meio ambiente” o Vigilantes da Gestão Pública, procurou identificar as cidades que terceirizaram o transporte e a destinação final dos resíduos para ver se tudo estava sendo tratado dentro da Lei.
A constatação é muito preocupante, pois a maioria das prefeituras que terceirizaram os serviços, fizeram licitações ilegais, não está fazendo a coleta seletiva, a valorização do “catador” e a inserção deles como no processo de reciclagem, em muitas prefeituras tem sido transferido para as empresas a responsabilidade de segregação dos resíduos sólidos, mas apenas no papel, pois na maioria, tudo é levado para um aterro e nada é aproveitado.
Na maioria dos casos, a chamada “estação de triagem e transbordo”, local onde o resíduo é armazenado para depois seguir para o aterro, estão sendo transformadas em verdadeiros “lixões”. E mais estranho é perceber que parece que o órgão fiscalizador não está atuando para coibir os casos. http://www.vigilantesdagestao.org.br/prefeituras-terceirizam-o-lixo-mas-nao-administram-o-resultado/#more-330
Nenhum comentário:
Postar um comentário