sexta-feira, junho 12, 2015

Assembleia presta homenagem aos 35 anos da visita do Papa João Paulo II

A Assembleia Legislativa vai promover no próximo dia 6 de julho uma sessão especial em homenagem aos 35 anos da visita do Papa João Paulo II ao Paraná, que serão completados nos dias 5 e 6 de julho. A solenidade, prevista em requerimento apresentado pelo deputado Nereu Moura, líder do PMDB, terá início às 18h no Plenário da Casa de Leis, com presença do Arcebispo da Arquidiocese de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo e lideranças da comunidade católica.
            As celebrações pela primeira visita de João Paulo II ao Brasil, e Curitiba, neste ano terão um significado maior para a comunidade católica, segundo Nereu Moura, devido ao falecimento do pontífice e da canonização dele, ocorrida em 22 de outubro. “É sempre importante recordar a visita do Papa, principalmente pelos ensinamentos que ele deixou. Ele disse que se alegrava de estar em Curitiba por aqui ser uma terra que recebia pessoas de todas as nações”, frisou o deputado.
Entre os ensinamentos de João Paulo II, o parlamentar destaca um que fala na construção coletiva da paz: "Os crentes de todas as religiões, junto com os homens de boa vontade, abandonando qualquer forma de intolerância e discriminação, estão convocados a construir a paz." Nereu Moura lembra também que mais de um milhão de lotaram o Centro Cívico de Curitiba, para acompanhar a missa celebrada pelo pontífice.
            Panorama
João Paulo II chegou à capital do Paraná no dia 5 de julho de 1980, vindo de Porto Alegre (RS). Karol Wojtyla (em memória), o primeiro polonês a ocupar o trono de São Pedro, foi aclamado por uma multidão de pessoas que se concentravam ao longo de todo o percurso percorrido até o Estádio Couto Pereira, onde falou para um público superior a 60 mil pessoas.
 João de Deus, como ficou conhecido, acompanhou a apresentação de diversas danças típicas, inclusive da sua terra natal, e visitou uma genuína casa polonesa. Foi uma grande celebração onde o pontífice frisou a presença e importância dos imigrantes.
No dia seguinte, João Paulo II celebrou uma missa no Centro Cívico, acompanhada uma grande multidão. O pontífice comparou o ato a uma missa do dia de Pentecostes em Jerusalém, onde se encontram povos de todas as nações. O Santo Padre lembrou novamente que Curitiba e o Paraná acolheram com generosidade tantos imigrantes, povos tão diferentes, e sem preconceito.
Histórico
João Paulo II foi líder mundial da Igreja Católica durante 27 anos, no terceiro maior pontificado da história, apenas superado pelos Papas São Pedro (34 anos) e Pio IX (31 anos). É o único eslavo e polaco a liderar a Igreja, até sua morte, e quebrou o domínio italiano que se mantinha desde o holandês Adriano VI, em 1522.
Aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX, Karol Wojtyla assumiu uma função preponderante no fim do comunismo na Polônia e na Europa, além de ter contribuído decisivamente para a melhoria das relações entre a Igreja Católica e diferentes religiões. O papa é cidadão honorário do Paraná e figura singela para a humanidade, é um divisor de águas no mundo.
João Paulo II derrubou o muro da vergonha e acabou com os governos ateus que impediam a liberdade religiosa. Para a cerimônia também foi enviado convite ao Reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil, padre Zdzislaw Malczewskid, da Paróquia São João Batista do Tingui.

Nenhum comentário: