quinta-feira, abril 23, 2015

Comemoração do Dia do Leonismo Paranaense

O Dia do Leonismo Paranaense é 23 de abril, desde 1984, quando o governador do Estado, José Richa, assinou uma Lei Estadual que define a comemoração. A data foi escolhida por ser o aniversário do primeiro clube de leonístico no Paraná, o Lions Clube de Curitiba-Centro, fundado no ano de 1953 (há 62 anos), apadrinhado pelo Lions Clube do Rio de Janeiro, que foi o primeiro Lions do Brasil, fundado no ano de 1952, esse apadrinhado pelo clube de Montevidéo, que foi o pioneiro de Lions na América do Sul.
O primeiro presidente de Lions, no Paraná, foi Victor Ferreira do Amaral Filho e de lá para cá esse movimento vem ganhando corpo e adeptos em nosso Estado, prestando serviços humanitários de inestimável valor.
O Estado do Paraná está dividido em dois distritos de Lions Internacional, LD-6 (da metade norte), que tem Evilásio Bertoldo Conradi, do Lions
Clube de Mandaguari, como governador e LD-1 (da metade sul), que tem Monica Terezinha Lottermann Bessa, do Lions Clube de Rio Negro, como governadora, ambos na gestão 2014/2015.
O Lions Internacional foi fundado, em Chicago, nos Estados Unidos, em 1917 (há 98 anos) por Melvin Jones e hoje é uma das maiores organizações internacionais, tendo aproximadamente 1,4 milhão de associados em mais de 200 países do mundo, distribuídos em quase 46 mil clubes de Lions.
Os objetivos internacionais de Lions Clubes são: fundar e organizar clubes de serviços; coordenar as atividades e promover o espírito de compreensão entre os povos; promover princípios de boa governança e cidadania; interessar-se pelo bem-estar cívico, cultural, social e moral da comunidade; unir os clubes em laços de amizades, companheirismo e compreensão; discutir questões de interesse público, sem sectarismos; encorajar pessoas com a mentalidade de servir, sem interesses pessoais e promover padrões éticos em todas as áreas.
O Companheiro Leão (integrante de um Lions Clube) deve: demonstrar fé nos méritos de sua profissão; lutar pelo êxito de sua remuneração ética e recusar tudo que diminua a sua dignidade, com vantagens duvidosas; ser leal com seus clientes e consigo mesmo; em dúvidas de ética decidir em seu próprio detrimento; praticar amizade como um fim e não como um meio; ter deveres de cidadania para com o País, Estado e Comunidade;
ajudar o próximo, consolando o aflito, fortalecendo o desvalido e socorrendo o necessitado; ser comedido na crítica e generoso no elogio.
FOTOS:
1 - Logomarca do Lions Internacional
2 – Evilásio Bertoldo Conradi, do Lions Clube de Mandaguari – Governador do Distrito LD-6, de Lions Internacional, com sua esposa Bernadete
3 – Mônica Terezinha Lottermann Bessa, do Lions Clube de Rio Negro – Governadora do
Distrito LD-1, de Lions Internacional, com seu esposo Itamar Bessa
Jornalista Responsável:
ELIEL DINIZ – MTb 1186-PR

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul