O jornalista e escritor paranaense José Laurentino Gomes poderá ser o mais novo Cidadão Benemérito do estado. A deputada Maria Victória (PP) protocolou projeto de lei que concede o título ao autor do livro ‘1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil’, que rendeu a ele o Prêmio Jabuti de Literatura.
“Com mais de 1,5 milhão de livros vendidos no Brasil, Laurentino Gomes construiu uma brilhante trajetória na seara literária, sempre destacando sua vida no Paraná, tanto quanto morou no Distrito de Água Boa, no município de Paiçandu, quanto em Maringá e em Curitiba, algo que engrandece o Estado no cenário nacional”, justificou a deputada.
O projeto precisa ser analisado pelas comissões permanentes da Assembleia antes de ir ao plenário para votação.
Biografia
José Laurentino Gomes é graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduando em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo. Como jornalista, trabalhou no jornal O Estado de São Paulo e a revista Veja. Em 1999, quando morava em Portugal, atuou como consultor editorial da revista Visão.
Sua carreira de escritor ganhou notoriedade com o lançamento do livro “1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil”. O best-seller foi considerado o melhor livro de ensaio pela Academia Brasileira de Letras e ganhou o Prêmio de Jabuti de literatura, na categoria de livro-reportagem e de "livro do ano" da categoria de não-ficção.
Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário