sábado, março 07, 2015

Paraná - Médico eleito vereador é acusado de oferecer consultas grátis antes da eleição

A Promotoria de Justiça de Ipiranga (Sudoeste) apresentou denúncia contra um vereador do município por corrupção eleitoral. Conforme as informações colhidas em inquérito policial, o acusado, que também é médico, "desde o período que deu início à disputa eleitoral até as vésperas da eleição – como faz ‘coincidentemente’ a cada renovação de legislatura –, passou a franquear gratuitamente em seu consultório particular acesso quase que irrestrito a cidadãos ipiranguenses com a finalidade de cooptar em seu favor eleitores para o pleito realizado em 2012". 

Após as consultas particulares, afirma a denúncia, o vereador-médico encaminhava os pacientes aos serviços públicos de saúde para realização de exames e obtenção de medicamentos, o que chegou a provocar sobrecarga nos sistema de saúde do município. 

O Ministério Público (MP) também moveu ação civil pública contra o mesmo vereador por utilização irregular de um carro oficial. Segundo apurou a Promotoria, o vereador determinou que um servidor público abandonasse seu posto de trabalho para conduzi-lo até a cidade de Ponta Grossa, onde o vereador havia deixado seu carro para conserto em uma oficina mecânica. 

O carro oficial foi utilizado por duas vezes, uma para buscar o acusado na concessionária que consertou seu carro particular e outra para levá-lo ao mesmo local após a finalização do reparo. Em vista do abuso, que configura ato de improbidade administrativa, a ação pede a condenação do vereador. 

A conduta do vereador, entretanto, não seria fato isolado em Ipiranga. A Promotoria recebeu do Conselho Comunitário de Segurança e de moradores do município informações dando conta de que o uso de veículos oficiais para fins pessoais por agentes públicos tem sido comum. 

Com o objetivo de coibir tal prática, a Promotoria de Justiça emitiu Recomendação Administrativa para que o prefeito adote medidas de fiscalização do uso de bens públicos. A Recomendação determina também que todos os automóveis de propriedade do município tenham identificação padronizada e a inscrição "uso exclusivo em serviço". ( fonte BN)

Nenhum comentário: