sábado, março 28, 2015

Laranjeiras do Sul:Reportagem do blog olho aberto Paraná ganha repercussão nacional e descobre o auto plágio em diversos hinos municipais

Hinos em escala industrial

Maestro da Aeronáutica compôs hinos de mais de cem municípios paranaenses; cidade mineira alterou composição após descobrir ‘‘plágio’’ (imagens ao lado)

Londrina - Se em uma sala de aula formada hipoteticamente por um aluno de cada um dos 399 municípios paranaenses, a professora perguntasse qual deles têm no hino o verso: "Sou teu filho, só por ti quero viver", pelo menos 16 deles levantariam a mão depressa, sem titubear, acreditando se tratar apenas da letra de exaltação à terra natal deles. Porém, a frase está presente nos hinos de Curiúva, Lunardelli, Rosário do Ivaí, Uniflor, Adrianópolis, Vera Cruz do Oeste e de outras dez cidades espalhadas pelo Estado.

As semelhanças, que não param por aí, têm explicação. Mais de cem hinos paranaenses foram compostos pela mesma pessoa: o militar mineiro Sebastião Lima, que morreu há 19 anos, em Curitiba, aos 78 anos. Segundo a conta dele, foram 186 hinos. Atualmente, porém, o site da Secretaria de Estado de Educação (Seed) atribui 136 hinos a Lima, alguns em parcerias. Somados os hinos de municípios mineiros e catarinenses, são cerca de 200 composições. Com uma fórmula de composição em massa, que ressaltam "planícies e planaltos, ondulados ou verdejantes", ou que garantem aos municípios o título de "o mais lindo que há", Lima tornou-se um vendedor de hinos. 

Descoberta do blogueiro de Laranjeiras do Sul

O fato é que as similaridades na profícua produção são muito mais que alguns versos recorrentes. Nas redes sociais, vários internautas denunciam "plágios" nas páginas com vídeos dos hinos, principalmente entre municípios do Paraná e Minas Gerais, sem saber que se trata do mesmo compositor. Este foi o caso do blogueiro César Minotto, de Laranjeiras do Sul (Centro-sul). Em 2012, quando produzia um trabalho acadêmico, descobriu que o hino da cidade tinha melodia idêntica e letra bem parecida com os hinos de Santo Antônio do Grama e, em seguida, de São José do Alegre, ambas em Minas Gerais.

"Fiquei muito intrigado e achei que se tratava de plágio. Então questionei as prefeituras daqui e de São Antônio do Grama para ver quem tinha copiado de quem", lembra. Na época, Minotto recebeu uma mensagem do secretário de Cultura de Santo Antônio do Grama, Marcílio Medeiros, que se disse surpreso com o ocorrido. Segundo o secretário, o hino, cuja autoria era desconhecida pela administração, estava esquecido em uma única fita cassete no arquivo da Prefeitura. Medeiros calcula que foi comprado nos anos 1970.

O que Minotto não esperava é que a pesquisa ganhasse tamanha proporção. Ao saber se tratar de uma réplica, a Secretaria de Cultura de Santo Antônio do Grama resolver trocar o hino do município. Em 2013, a Câmara de Vereadores aprovou a letra de José Henrique Domingues e música de Geraldo Magela Mesquita. O vereador Hermínio de Helvécio disse que a questão do hino gerou muita polêmica à época. "Sentimos a necessidade de adotar outro hino que realmente exaltasse a identidade de Santo Antônio do Grama", conta.

Helvécio se disse surpreso, mais uma vez, ao saber pela reportagem de que o que pensava ser plágio é, na verdade, autoplágio. "Quem iria imaginar uma coisa dessa, parece brincadeira", ironiza.

A reportagem contatou também a secretária de Educação de São José do Alegre, Daniele de Oliveira Lima Aniceto. Ela relatou que desconhecia o caso e que iria repassar as informações para o prefeito para estudar possíveis providências.

Mesmo entre cidades do Paraná é possível encontrar hinos praticamente iguais. Separadas por apenas 230 quilômetros de distância, Maria Helena (Região Metropolitana de Umuarama) e Nova Tebas (Centro) têm hinos de melodias praticamente idênticas e letras parecidas. E não estão sozinhas. São Gonçalo do Pará, que apesar do nome fica na região Centro-Oeste de Minas Gerais, compartilha a mesma partitura e versos similares.

A reportagem também constatou a duplicidade nas melodias dos hinos de Cafelândia (Oeste) e Guiricema (MG). Há a possibilidade de outros casos de hinos iguais, porém nem todas as melodias estão disponíveis para pesquisa.

Confira lista de municípios do Paraná cujos hinos foram compostos por Sebastião Lima


Celso Felizardo / http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--1699-20150317

Leia abaixo matérias relacionadas

 13/11/2012 - Hinos semelhantes: nada se cria, tudo se copia:

* 27/11/2012 - Santo Antônio do Grama vai aprovar novo hino oficial na Câmara de Vereadores: 

SANTO ANTÔNIO DO GRAMA TERÁ NOVOS SÍMBOLOS MUNICIPAIS OFICIAIS http://vereadorherminiodehelvecio.blogspot.com.br/2013/03/santo-antonio-do-grama-tera-novos.html

Hino de Laranjeiras do Sul - PR
https://www.youtube.com/watch?v=NnHt-tXeSlc

Hino de Santo Antônio do Grama - MG
https://www.youtube.com/watch?v=NncQthy-vfI



Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul