sábado, março 21, 2015

Dia Mundial da Água - o Paraná incentiva a sustentabilidade na agricultura

O Paraná alcançou na sua trajetória o reconhecimento nacional e internacional pelo uso de boas práticas agrícolas, notadamente aquelas voltadas para uma produção sustentável. Frente aos novos desafios, onde se incluem os recentes eventos climáticos, é necessário avançar ainda mais na busca da adaptação dos processos produtivos visando reduzir perdas de solo, água e biodiversidade. Nesse contexto a conservação dos recursos hídricos ganha importância.
Em alusão ao “Dia Mundial da Água” cabe enfatizar que a agricultura moderna tem a sustentabilidade na sua raiz. O agricultor precisa conservar a biodiversidade e manejar adequadamente o solo e a água em sua propriedade, não somente por exigências legais mas, principalmente, para dar sustentabilidade ao processo produtivo. Solos bem manejados produzem safras melhores, toleram melhor as estiagens, requerem menor utilização de fertilizantes e por consequência possibilitam maiores lucros valorizando as propriedades. O manejo adequado da água nas lavouras, pastagens e reflorestamentos, incrementa a sua infiltração e armazenagem no perfil do solo dando fundamental contribuição para a conservação dos recursos hídricos.
O Governo do Paraná, por meio da SEAB e em parceria com a EMATER, IAPAR, FAEP, FETAEP, OCEPAR, ITAIPU e EMBRAPA desenvolve uma ampla e permanente campanha pela sustentabilidade do processo produtivo rural. A campanha “Plante Seu Futuro”, com forte conotação ambiental, tem como proposta ações permanentes de capacitação de agricultores e técnicos e de divulgação da viabilidade técnica, econômica e ambiental da utilização de boas práticas agrícolas no campo.
A referida campanha divulga técnicas modernas de manejo integrado de solos e água, manejo integrado de pragas e doenças, controle de formigas cortadeiras, controle de derivas de agrotóxicos e controle de perdas na colheita.
Na busca constante da sustentabilidade social, ambiental e econômica o Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento - SEAB e entidades vinculadas, bem como as organizações dos produtores rurais no Paraná, desenvolvem novas tecnologias de produção que são cotidianamente transmitidas aos agricultores por diferentes estratégias como dias de campo, unidades demonstrativas, reuniões técnicas e outras. Também são desenvolvidos programas com foco em sustentabilidade como o de Gestão de Solo e Água em Microbacias, Leite Sudoeste, Projeto Grãos e Programa de Apoio ao Manejo e Fertilidade do Solo. Nesta mesma linha de trabalho a SEAB, através da Emater, assessora agricultores assistidos na elaboração do Cadastro Ambiental Rural – CAR, importante ferramenta de planejamento do imóvel rural e recuperação de áreas degradadas, criado pela Lei 12.651/2012.
As ações do “Plante Seu Futuro” levam em consideração as peculiaridades regionais e locais, com o objetivo de difundir conhecimentos e tecnologias que proporcionem incremento da rentabilidade das atividades agropecuárias, com preservação ambiental. Os desafios da campanha são grandes, pois os resultados almejados dependem, além da conscientização, da tomada de decisão por parte dos agricultores de adotar as tecnologias propostas.
Buscando incrementar as ações do “Plante Seu Futuro”, a Emater lança neste Dia Mundial da Água (22/03) o banner “Adote boas práticas agrícolas e tenha grandes resultados”. O material será divulgado via internet, em feiras, exposições e encontros e nas unidades descentralizadas das entidades envolvidas na campanha”.

Sérgio Mudrovitsch de Bittencourt
Engenheiro Agrônomo / Emater

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul